Geral
|
23 de novembro de 2023
|
15:46

Após interrupção parcial, Trensurb volta a operar normalmente entre a Capital e Novo Hamburgo

Por
Sul 21
[email protected]
Trilhos próximos a comporta de nº13 do Cais Mauá ficaram submersos sob quase quatro metros de água. Foto: Divulgação/Trensurb
Trilhos próximos a comporta de nº13 do Cais Mauá ficaram submersos sob quase quatro metros de água. Foto: Divulgação/Trensurb

Após quase três dias de interrupção, a operação da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) voltou a funcionar plenamente nesta quinta-feira (23), fazendo a ligação sobre trilhos da estação Mercado Público, no centro da Capital, até Novo Hamburgo. 

Desde a última segunda-feira (20) à tarde, os trens circulavam apenas a partir da estação Farrapos e as cidades da região metropolitana, com as estações São Pedro, Rodoviária e Mercado fechadas devido a inundação do trilho próximo a esquina das avenidas Voluntários da Pátria e Sertório.

Segundo a Trensurb, no horário de pico da manhã, entre 6h30 e 8h30 horas, os trens circularam com intervalo de 8 minutos. O mesmo tempo de intervalo é previsto para o pico da tarde, entre 17h e 19h30. Nas estações do Vale dos Sinos, o intervalo entre um trem e outro é um pouco maior, de 12 minutos.

O fechamento da circulação dos trens entre as estações Mercado e São Pedro aconteceu após a comporta de número 13 (dentre as 14 comportas que protegem a região central de Porto Alegre da cheia do Guaíba), localizada no cruzamento das avenidas Voluntários da Pátria e Sertório, vazar com a força das águas.

O incidente causou a inundação do trilho da Trensurb e das avenidas e ruas próximas. Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), a comporta estava fechada há anos de forma permanente, mas não aguentou o volume histórico da cheia do Guaíba.

No final desta terça-feira (21), trabalhadores do DMAE conseguiram controlar o vazamento e, a partir de então, a Trensurb acionou sua Casa de Bombas, com três potentes motores que bombearam a água de volta para o Guaíba. A operação conseguiu esvaziar o trecho do trilho que chegou a acumular quase 4 metros de água.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora