Geral
|
30 de novembro de 2023
|
14:30

20 de novembro: Dia da Consciência Negra passará a ser feriado nacional

Por
Sul 21
[email protected]
Deputada Reginete Bispo foi relatora da proposta (Foto: Agência Câmara)
Deputada Reginete Bispo foi relatora da proposta (Foto: Agência Câmara)

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, quarta-feira (29), por 286 votos contra 121, proposta que torna feriado nacional o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. O Projeto de Lei 3268/21 já foi aprovado pelo Senado e segue agora para a sanção presidencial.

A data será chamada Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Atualmente, o dia 20 de novembro já é considerado feriado em seis estados brasileiros e cerca de 1.200 cidades.

Relatora da proposta, a deputada Reginete Bispo (PT-RS) afirmou que a bancada negra escolheu o feriado para iniciar seus esforços de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial pela criação de um feriado. “Talvez pareça a muitos uma iniciativa menor, meramente simbólica. Mas não o é. Porque símbolos são importantes. São datas alusivas ao que o País considera mais relevante em sua história”, disse. Na votação, ela também fez deferência ao senador Paulo Paim, relator da proposta no Senado, e à deputada Benedita da Silva.

A parlamentar destacou ainda que o feriado é uma forma de rememorar os quase 4 séculos de luta contra a escravidão no Brasil e celebrar a história e a
memória do povo negro. A deputada ressaltou que o 20 de novembro não é apenas um feriado, mas sim uma oportunidade para reverenciar um herói negro, Zumbi dos Palmares, e reconhecer a luta diária das mulheres e da juventude negra por justiça, liberdade e direitos.

Com informações da Agência Câmara de Notícias


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora