Geral
|
11 de outubro de 2023
|
11:52

Projetos da Petrobras em São José do Norte mobilizam 3,4 mil trabalhadores

Por
Luís Gomes
[email protected]
Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, participou de coletiva com a mídia independente no Rio de Janeiro | Foto: Divulgação
Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, participou de coletiva com a mídia independente no Rio de Janeiro | Foto: Divulgação

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, informou ao Sul21 que os projetos da estatal em execução no estaleiro EBR, em São José do Norte (RS), já mobilizam 3,4 mil trabalhadores. Do total de trabalhadores mobilizados, 1.258 têm origem em São José do Norte, 1.237 em Rio Grande e 905 em outras localidades.

Leia mais: 
Retomada de Rio Grande já arrancou e deve ter choque disruptivo com biorrefinaria, diz presidente da Petrobras

Segundo balanço divulgado por Prates, os trabalhadores estão mobilizados na construção de módulos para três FPSOs, unidades flutuantes de armazenamento e transferência, um tipo de navio-plataforma que pode produzir, armazenar e transferir petróleo e gás natural. Os módulos em construção são destinados para os navios-plataformas Alexandre de Gusmão, Almirante Tamandaré e P-79, que irão operar no pré-sal da Bacia de Santos.

“Temos grande potencial do estaleiro da ECOVIX, em Rio Grande, para receber novos projetos. Ele também vai receber a P-32 para descomissionamento (desmantelamento e reciclagem) em novembro”, disse Prates.

Além disso, destaca que também está previsto leilão para o desmantelamento da plataforma P-33 e a licitação para a construção de módulos para as plataformas P-84 e P-85, bem como está previsto para 2024 a construção de navios e embarcações.

As informações complementam um questionamento feito pelo Sul21 ao presidente da Petrobras durante coletiva de imprensa concedida à mídia independente na última segunda-feira (9). Na ocasião, Prates destacou que o “ponto de inflexão” para a retomada do Polo Naval de Rio Grande e São José do Norte já havia sido dado. “O primeiro empurrão já foi”, disse.

Na coletiva, Prates destacou que o cenário hoje da região de Rio Grande e do sul do Estado é bastante diferente daquele dos governos anteriores do PT, quando houve um “boom” puxado pelos investimentos na indústria naval, o que permite diferentes esforços. Neste sentido, destacou o projeto de parceria em que a Petrobras vai investir R$ 45 milhões para transformar a Refinaria Riograndense na primeira biorrefinaria do País, cujo termo de cooperação técnica foi assinado durante a visita de maio.

“Hoje, tem uma produção agrícola importante, de óleo vegetal, por isso a gente escolheu a Refinaria Riograndense como a experiência principal, e quando a gente fala de experiência não tem nenhum caráter de piloto, nada disso. É realmente transformar aquela refinaria, que é uma refinaria de 1937, que poderia estar condenada a ser fechada ou a ter uma performance muito menos importante do que ela poderia ter, na primeira biorrefinaria do Brasil. Isso está conectado também com a produção agrícola local e só isso aí já é uma coisa que coloca Rio Grande num patamar de novidades disruptiva pro Brasil. Você imaginar que você vai fazer diesel, especificado como diesel, não como biodiesel, a partir de óleo vegetal numa refinaria, se isso der certo, o teste vai ser feito agora em novembro ou dezembro, nós estamos diante de uma coisa completamente disruptiva para todo o mercado de petróleo mundial”, disse.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora