Geral
|
8 de outubro de 2023
|
16:58

Encontro defende políticas públicas para garantir acesso da população à cannabis terapêutica

Por
Sul 21
[email protected]
Encontro da Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Terapêutica, no Museu do Trabalho. Foto: Luiza Castro/Sul21
Encontro da Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Terapêutica, no Museu do Trabalho. Foto: Luiza Castro/Sul21

O primeiro encontro estadual da Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Terapêutica debateu sábado (7), no Teatro do Museu do Trabalho, em Porto Alegre, as questões jurídicas e legais em relação ao uso da maconha para fins medicinais e também como a medicina tem avançado na pesquisa e na prescrição da maconha para o tratamento de inúmeras doenças. A mesa de abertura contou com a presença do deputado estadual Leonel Radde (PT), idealizador da frente parlamentar, do historiador Diego Pulsy, da bióloga Leticia Dadalt e de Madalena Souza (Mulher Medicina da Floresta). As demais mesas contaram com a presença de um grupo de médicos, médicas, advogadas e representantes de associações cannabicas que vem lutando para garantir e  facilitar o acesso da população a medicamentos à base de cannabis. Pessoas que tiveram suas vidas melhoradas por esse tipo de medicamento também deram seu testemunho no encontro.

O deputado estadual Leonel Radde defendeu a necessidade de ampliar o debate sobre a cannabis terapêutica e o impacto positivo que ela pode ter na saúde das pessoas, em diversos tipos de enfermidades. “Nós sabemos que essa é uma pauta muito polêmica, mas ela deve ser tratada de forma urgente porque muitas pessoas precisam fazer o uso desse remédio, esbarrando no preconceito ou no custo muito elevado para importação. Essa pauta não é mais somente uma pauta militante, mas institucional, tendo como foco a saúde pública. É uma política pública de saúde pública que deve ser efetivada”, defendeu o parlamentar.

Foto: Luiza Castro/Sul21

Para a bióloga Leticia Dadalt, esse é um debate fundamental em função das inúmeras restrições que ainda pesam sobre o uso medicinal da cannabis. Segundo ela, é essencial trazer esse debate para o âmbito público para, entre outras razões, possibilitar as pesquisas sobre o tema. “As pesquisas envolvendo a cannabis tiveram, ao longo da história, vários momentos de pauta, de atraso e de obstáculos por questões legais sem nenhum fundamento científico. Não aconteceu nenhuma coisa horrorosa nos estudos clínicos que justificasse a interrupção das pesquisas. Não há necessidade de se armar tanto contra essa planta”, assinalou.

O médico Juarez Verba lamentou que já tenha se gastado tanto tempo no Brasil para ter que defender o óbvio. “Chega a ser tedioso a gente precisar criar uma frente parlamentar para defender aquilo que todo mundo sabe que é bom para a população. os benefícios do uso de canabinóides no tratamento de inúmeras patologias é pra lá de conhecido. A quantidade de pessoas que se beneficiam do uso dessa terapêutica é enorme. É infernal a gente ter a indisponibilidade desse produto para os usuários do Sistema Único de Saúde. Essa frente parlamentar pode ser um braço importante para que a gente consiga avançar e disponibilizar esse recurso terapêutico para toda a população brasileira”.

Foto: Luiza Castro/Sul21

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora