Geral
|
26 de setembro de 2023
|
14:28

Setembro de 2023 é o mês mais chuvoso da história em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Pedro Piegas/PMPA
Foto: Pedro Piegas/PMPA

Setembro de 2023 ainda não acabou, mas já é o mês mais chuvoso da história de Porto Alegre desde o início das medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 1916. Até a manhã desta terça-feira (26), a Capital totalizou 413,8 milímetros de chuva, valor que supera os 405,5 milímetros ocorridos em maio de 1941, mês das cheias históricas lembradas até hoje.

Além disso, o inverno que chegou ao fim no último sábado registrou chuvas muito acima da média no Estado. Durante o período, a estação meteorológica convencional de Porto Alegre registrou o total de precipitação (chuva) de 652,2 milímetros, enquanto a média sazonal (1991 a 2020) é de 435,5 milímetros. Ou seja, o volume de chuva ficou 216,7 milímetros ou cerca de 50% acima média.

Esse foi terceiro inverno mais chuvoso no RS desde 1961. Ele fica atrás apenas de 2020, com 677,9 milímetros e do ano de 1972, com 694,7 milímetros. Em toda a estação, foram registrados 31 dias com chuva maior ou igual a 1 milímetro, segundo o Inmet.

 

Nível da água no trecho 1 da Orla do Guaíba. Foto: Luiza Castro/Sul21

Até quarta-feira (27), o Inmet ainda prevê a ocorrência de grandes volumes de chuva, com temporais e possível queda de granizo, principalmente, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A instabilidade ganha força à medida em que o ar quente do Brasil Central e Sudeste se encontra com o ar frio ao sul do RS.

Devido à formação de um novo sistema de baixa pressão (ciclone extratropical) na costa do Rio Grande do Sul, no fim desta terça e ao longo da quarta, haverá o aumento da intensidade das rajadas de vento no Estado, superando os 70 km/h. O ciclone vai se deslocar para alto mar na quarta-feira, organizando uma frente fria e provocando temporais entre Santa Catarina e São Paulo.

Na quinta-feira, as temperaturas devem cair de maneira acentuada no Estado, com mínimas de aproximadamente 3ºC na Campanha e nos pontos mais altos da região Sul, e de 9°C em Porto Alegre. O avanço do ar mais frio deve trazer o sol de volta ao RS. Na sexta, de acordo com a Metsul, o sol aparece com nuvens no Estado e ocorrem momentos com maior nebulosidade em algumas áreas. No fim do dia, não se afasta chuva na divisa com Santa Catarina. No sábado, áreas de instabilidade atuam novamente no RS com chuva mais na metade Norte. Mas entre domingo e terça, o sol predomina com tempo bastante aberto. Uma frente fria chega ao Rio Grande do Sul no dia 4 de outubro com chuva e temporais.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora