Geral
|
30 de setembro de 2023
|
10:59

Porto Alegre: PCdoB pede na Justiça passe livre para eleição do Conselho Tutelar

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21

O PCdoB Porto Alegre ingressou com um mandado de segurança neste sábado (30) para que a Prefeitura de Porto Alegre garanta o passe livre no transporte público no domingo (1º). O objetivo é que todos os eleitores possam ir aos locais de votação escolher seus representantes no Conselho Tutelar.

“Já não basta ser uma eleição pouco divulgada por parte da prefeitura, onde milhares de pessoas não são informadas desse pleito, agora o mesmo executivo quer restringir a possibilidade de participação. É preciso garantir o acesso da população aos locais de votação e a participação popular neste pleito”, defende o PCdoB.

Cidades como Canoas, Caxias do Sul e São Leopoldo já aderiram ao passe livre neste domingo.

As eleições diretas para o Conselho Tutelar ocorrem das 8h30 às 17h. Cada conselheiro eleito tem mandato de quatro anos e sua função é garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e atuar em situações que envolvam violação desses direitos, tendo um papel fundamental na proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes.

Por conta das chuvas e do alto nível do Guaíba, que causou inundações principalmente na região das Ilhas, a votação na Microrregião 1, que correspondente aos bairros Anchieta, Arquipélago, Farrapos, Humaitá, Marcílio Dias, Navegantes e São Geraldo, será adiada. Uma nova data para a realização do processo será marcada para a área que tem 11 mesas e 37,7 mil eleitores aptos.

Todos os cidadãos que possuem título de eleitor e não têm pendências com a Justiça Eleitoral estão aptos a votar. Os locais de votação são divididos de acordo com a sessão eleitoral das eleições gerais e oficiais do Tribunal Regional Eleitoral. Para votar, é necessário portar documento oficial com foto. Confira aqui o seu local de votação e quem são os candidatos de cada microrregião.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora