Geral
|
12 de setembro de 2023
|
13:50

Defesa Civil confirma mais uma morte pelas chuvas no RS; total sobe para 47

Por
Sul 21
[email protected]
Gabriel salientou que o dado acerca das pessoas desaparecidas é dinâmico e pode aumentar ou diminuir | Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG
Gabriel salientou que o dado acerca das pessoas desaparecidas é dinâmico e pode aumentar ou diminuir | Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

Em boletim divulgado no final da manhã desta terça-feira (12), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou a 47ª morte provocada pelas enchentes que atingiram o Estado na semana passada. A nova vítima fatal era moradora do município de Colinas.

Leia mais:
Saiba como doar para os atingidos pelas chuvas e enchentes no RS
Comitiva federal anuncia R$ 741 milhões para regiões atingidas pelas chuvas no RS
Leite anuncia medidas de apoio financeiro a pessoas e municípios afetados pelas chuvas
‘Só há lama e caos’: A volta para casa após enchente histórica no Vale do Taquari
Em nota oficial, MetSul contesta declarações de Eduardo Leite sobre volume de chuvas

Ao todo, as vítimas fatais são dos municípios de Muçum (16), Roca Sales (10), Cruzeiro do Sul (5), Lajeado (3), Estrela (2), Ibiraiaras (2), Colinas (2), Encantado, Imigrante, Mato Castelhano, Passo Fundo, Santa Tereza e Bom Retiro do Sul.

Pela manhã, em entrevista coletiva em Encantado, onde funciona o Centro Regional de Ação de Recuperação, o vice-governador Gabriel Souza informou que o número de desaparecidos foi revisado para oito. Até a noite segunda-feira, 46 pessoas eram consideradas como desaparecidas, mas 38 casos reportados pelos municípios acabaram descartados.

Segundo Gabriel, é importante considerar que o dado é dinâmico e pode aumentar ou diminuir. “Este é um número menor do que tínhamos até ontem, 46, mas ainda nos preocupa. Quero agradecer o trabalho ágil da Polícia Civil, que fez uma apuração minuciosa, procurou cada família e conseguiu descartar, ao todo, 83 casos”, explicou o vice-governador.

Durante a tarde desta terça, outro caso desaparecimento foi confirmado, elevando o total para nove. As pessoas oficialmente consideradas como desaparecidas são dos seguintes municípios: Muçum (4), Lajeado (2), Roca Sales, Encantado  e Arroio do Meio.

O boletim da Defesa Civil informa ainda que, ao total, 342 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas e enchentes em 98 municípios. Desse total, 3.130 foram resgatadas, 4.794 ficaram desabrigadas, 20.517 foram desalojadas e 925 ficaram feridas.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora