Geral
|
7 de setembro de 2023
|
15:33

Boletim do governo do Estado alerta para chuva forte, granizo e vento

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Prefeitura de Passo Fundo/Divulgação
Foto: Prefeitura de Passo Fundo/Divulgação

Em boletim divulgado nesta quinta-feira (7), a Sala de Situação do governo do Estado, coordenada pela Defesa Civil e pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), mantém o alerta meteorológico para chuva intensa em grande parte do Rio Grande do Sul, além de risco de vento forte e queda de granizo em alguns pontos. O boletim aponta que as instabilidades se espalham por todas as regiões ao longo do dia devido à aproximação e posterior avanço de uma frente fria. Até o momento, a Defesa Civil contabiliza 39 mortes pelas chuvas que atingiram o Estado no início da semana.

Leia mais:
Saiba como doar para os atingidos pelas chuvas e enchentes no RS

‘Só há lama e caos’: A volta para casa após enchente histórica no Vale do Taquari
Em nota oficial, MetSul contesta declarações de Eduardo Leite sobre volume de chuvas

A meteorologista Vanessa Gehm explica que uma área de baixa pressão atmosférica aliada ao fluxo de umidade da Amazônia está favorecendo as instabilidades na metade Sul do Estado, que devem aumentar. “A partir da tarde, uma frente fria avança pela fronteira com o Uruguai e reforçará as instabilidades nessas regiões, se espalhando para as demais áreas da metade Norte entre a noite desta quinta e a madrugada de sexta-feira”, afirma.

O alerta divulgado pela Defesa Civil aponta para o risco de tempo severo com chuva forte, descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento nas áreas da metade Sul, Noroeste, Norte, Centro e Leste nesta quinta. Nessas regiões, os volumes de chuva devem variar entre 50 e 75 mm/dia, podendo chegar aos 120 mm/dia no Sul e em parte da Campanha. Também há possibilidade de temporais na Região dos Vales.

Na madrugada de sexta-feira (8), as instabilidades seguem intensas e com risco de temporais pontuais sobre as regiões Norte, Nordeste, Vales e Leste, ainda por conta do avanço da frente fria. Os volumes de chuvas nessas regiões deve ficar em torno dos 40 e 60 mm/dia, podendo chegar a 75 mm/dia nas regiões dos Vales e Leste. A perspectiva é de tempo estável ao longo do dia, mas com retorno de chuvas em parte do Estado a partir da noite.

Para o sábado (9), a previsão é de instabilidade pela manhã, com o retorno do sol ao longo do dia. A previsão é de que a chuvas intensas e temporais voltem a ser registrados a partir de segunda-feira (11).

Para receber alertas da Defesa Civil, basta enviar, por SMS, o CEP da localidade para o número 40199. Também é possível realizar o cadastro via Whatsapp, pelo telefone (61) 2034-4611 ou por este link com o envio de uma mensagem inicial “Oi”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora