Geral
|
7 de maio de 2024
|
19:32

DMAE anuncia retomada da operação nas ETAs Menino Deus e Tristeza

Por
Sul 21
[email protected]
Estação de Tratamento de Água (ETA) Menino Deus volta a operar | Foto: Luciano Lanes/PMPA
Estação de Tratamento de Água (ETA) Menino Deus volta a operar | Foto: Luciano Lanes/PMPA

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) informou no final da tarde desta terça-feira (7) que a operação nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) do Menino Deus e da Tristeza foram retomadas. O DMAE havia confirmado a retomada da operação na ETA Menino Deus às 16h, mas logo em seguida a energia foi novamente desligada por questão de segurança, situação que foi superada após às 18h. De acordo com o órgão, o abastecimento passará a acontecer de forma lenta e gradual. A cidade agora está com quatro de seis estações em operação.

Leia mais:
À beira do Guaíba, Pontal Shopping é convertido em centro de resgate e solidariedade
Chuvas no RS afetam vida de quilombolas e pequenos agricultores
Governo prepara linha de crédito para famílias no Rio Grande do Sul
Governo amplia regiões do Estado que retornarão às aulas
Repasse federal ao RS com emendas parlamentares supera R$ 1 bilhão
Câmara aprova decreto que reconhece calamidade no Rio Grande do Sul

A estação Menino Deus abastece as regiões: Agronomia, Alto Teresópolis, Aparício Borges, Azenha, Assunção, Belém Velho, Camaquã, Cavalhada, Centro, Cidade Baixa, Cristal, Intercap, Jardim Botânico, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Jardim Europa, Medianeira, Menino Deus, Nonoai, Partenon, Parque Charruas, Petrópolis, Praia de Belas, Santana, Santa Tereza, São Jorge, São José, Santo Antônio, Tristeza, Vila Campo da Tuca, Vila Conceição, Vila dos Comerciários, Vila dos Sargentos, Vila Alto Erechim, Vila Jpão Pessoa, Vila Nova e Vila Topázio.

A estação Tristeza abastece as regiões: partes do bairro Ipanema, Pedra Redonda, Guarujá, Jardim Isabel, Espírito Santo, Praça Moema, Vila dos Sargentos, Serraria, Parque Bahamas e Jardim Verde Ipanema.

A expectativa de retomada das duas ETAs já havia sido indicada pela Prefeitura poucas horas antes, em coletiva do prefeito Sebastião Melo. Na ocasião, o prefeito indicou que o DMAE e a CEEE Equatorial trabalhavam para retomar o fornecimento de energia da ETA e, consequentemente, permitir o abastecimento de água.

Uma das etapas necessárias para o religamento do sistema Menino Deus foi a retomada da operação da Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab), energizada no início da tarde. Posteriormente, a Ebab passou por uma vistoria para verificar se sofreu danos elétricos. Como não foram detectados danos que impedissem a retomada da ETA Menino Deus, a operação foi reiniciada.

A ETA Menino Deus estava funcionando até segunda-feira, mas teve a operação suspensa em razão do desligamento da energia nos bairros Menino Deus, Centro e Cidade Baixa na segunda-feira (6), o que provocou o suspensão das atividades na Ebab e, consequentemente, alagamentos nos bairros.

Neste momento, as estações operam da mesma forma que as outras duas ETAs da cidade que já estavam em operação, São João — retomada na manhã desta terça — e Belém Novo, que não chegou a parar de operar desde a inundação. Ambas estão operando em meia capacidade em razão da turbidez da água, o que exige um processo de tratamento mais longo. No entanto, segundo o DMAE, a água é potável.

O departamento ainda informou que a operação em capacidade reduzida faz com que alguns locais estejam com baixa pressão e, nas áreas mais afastadas da rede, o abastecimento leve mais tempo para ser retomado.

A ETA Moinhos de Vento, segundo o prefeito, exige uma operação mais complexa e deve levar mais alguns dias a voltar a operar. Já a respeito da última estação, a ETA Ilhas, Melo informou que ela foi carregada pela água e que, mesmo após o nível do Guaíba baixar, a região precisará ser atendida inicialmente por caminhões-pipa.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora