Geral
|
23 de junho de 2023
|
11:38

Governo Federal mantém Força Nacional na Terra Indígena Nonoai por mais 90 dias

Agentes atuarão em pela preservação da ordem pública. Foto: Tom Costa/MJSP
Agentes atuarão em pela preservação da ordem pública. Foto: Tom Costa/MJSP

Da Agência Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou a permanência, por mais 90 dias,  da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) na Terra Indígena Nonoai, no Rio Grande do Sul. Os agentes atuarão em apoio à Polícia Federal pela preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A decisão está publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (23).

Localizada no norte do RS, perto da divisa com Santa Cataria, a região foi alvo de conflitos de terra causados por invasores que promovem o arrendamento do solo para plantio de grãos. São cerca de 20 mil hectares de extensão territorial nos municípios de Alpestre, Nonoai, Gramado dos Loureiros, Planalto e Rio dos Índios, onde vivem indígenas Kaingang e Guarani.

Em 2022, um destacamento de militares foi enviado à região e a presença dos militares permaneceu sendo requisitada pela Polícia Federal, em atendimento a uma determinação da Justiça Federal, provocada pelo Ministério Público Federal (MPF).

Os militares trabalham pelo cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado entre o Ministério Público Federal, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Cooperativa dos Trabalhadores Rurais Indígenas de Nonoai (Copinai), que busca cumprir posse e usufruto das utilidades e riquezas naturais, apenas por indígenas.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora