Geral
|
3 de maio de 2023
|
19:52

Contra a privatização, metroviários anunciam paralisação da Trensurb na próxima segunda(8)

Por
Sul 21
[email protected]
Estudo avalia ampliação do serviço da Trensurb para alvorada. Atualmente, existe apenas uma linha que liga Porto Alegre a Novo Hamburgo. Foto:
Alexandre Giesbrecht (Wikipedia/Creative Commons 3.0)
Estudo avalia ampliação do serviço da Trensurb para alvorada. Atualmente, existe apenas uma linha que liga Porto Alegre a Novo Hamburgo. Foto: Alexandre Giesbrecht (Wikipedia/Creative Commons 3.0)

Os trens da Trensurb irão parar na próxima segunda-feira (8). O dia de greve foi decidido pelos metroviários em assembleia realizada no último dia 28 de abril. O objetivo da paralisação é pressionar o governo federal a retirar a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A (Trensurb) dos planos de privatização por meio do Programa Nacional de Desestatização (PND).

O metroviários reclamam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou um “revogaço” em janeiro ao retirar várias empresas do PND, mas o mesmo não foi feito com a Trensurb.

“Estamos há mais de seis meses em contato direto com aliados do governo Lula, cobrando posicionamentos desde a fase de transição, e até agora, nada. Em abril, ficamos sabendo pelo jornal que a venda da Trensurb continua. Não ficaremos parados(as) esperando o fim da linha chegar!”, afirmam os metroviários em nota publicada no final de abril.

Os metroviários também exigem o cumprimento do acordo coletivo de trabalho e, portanto, o pagamento do adicional de risco de vida dos trabalhadores da área de segurança.

“Estamos em mobilização há meses e seguimos sem respostas sobre o futuro da Trensurb pública. Exigimos que a empresa cumpra o ACT e pague o adicional de risco de vida aos trabalhadores da segurança. A categoria aprovou por unanimidade o estado de greve para pressionar e defender a Trensurb pública”, destaca o Sindimetrô-RS. “Estamos enfrentando um momento critico, de descumprimento do nosso acordo coletivo e muitas incertezas. Nossa certeza é a luta e a urgência para cobrar respostas do governo federal sobre o futuro da Trensurb pública.”


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora