Geral
|
24 de março de 2023
|
15:56

Servidores da Justiça no RS podem entrar em greve na próxima semana

Por
Sul 21
[email protected]
Servidores da Justiça cobram diálogo e transparência da direção do TJ-RS. Foto: Luciene Leszczynski/Divulgação
Servidores da Justiça cobram diálogo e transparência da direção do TJ-RS. Foto: Luciene Leszczynski/Divulgação

Reivindicando aumento salarial que não recebem desde 2015, servidores do Judiciário estão mobilizados e realizando paralisações desde a última terça-feira (21), quando cruzaram os braços por cerca de 40 minutos. Nesta quinta (23) o ato se repetiu por 1h, acontecerá novamente na próxima segunda (27) por 2h, na quarta (29) por 4h, até chegar na sexta-feira (31), quando a previsão é haver um “apagão total” dos trabalhadores durante o dia, com assembleia para decidir se entrarão em greve.

A Associação dos Oficiais de Justiça do RS (Abojeris) reivindica 18% de reajuste para todos os servidores do Judiciário. O TJ-RS, por sua vez, oferece 12%, em duas parcelas – 6% em junho deste ano e 6% em janeiro de 2024. Segundo análise da Abojeris, a inflação acumulada desde 2015 passa de 62%. Neste período, os servidores da Justiça tiveram apenas o reajuste de 6% concedido pelo governo estadual em 2022 para todos os funcionários públicos do Estado, sem reajuste na matriz salarial da categoria.

De acordo com a diretoria da Abojeris, a campanha em curso visa reforçar a importância dos trabalhadores do Judiciário e dos oficiais de Justiça que mantêm o contato direto com a população, utilizando veículo próprio e, muitas vezes, recursos também próprios para o cumprimento de mandados judiciais.

Diretora jurídica da Abojeris e também do Sindicato dos Servidores da Justiça (Sindjus/RS), Helena Veiga explica que o percentual de 18% reivindicado é o mesmo que será concedido para os magistrados, conforme projeto que tramita na Assembleia Legislativa. Sendo que os magistrados, em 2019, já tiveram reajuste de 16,38% em seus vencimentos.

“Estamos pedindo os mesmos 18%, só estamos querendo o mesmo percentual”, enfatiza Helena.

Segundo ela, a equipe técnica das entidades sustenta haver condições no orçamento do TJ-RS para conceder o percentual pedido. A direção do Tribunal, por sua vez, diz não ser possível. Para tentar resolver o impasse, as entidades representantes dos servidores da Justiça solicitaram à direção do TJ o projeto de realinhamento da matriz salarial. Os dados, porém, até o momento não foram entregues.

Por parte dos servidores ainda há a insatisfação do projeto da nova matriz salarial ter sido elaborado de modo unilateral, sem a participação dos trabalhadores. A insatisfação ainda vai além. Enquanto para os servidores do Judiciário está sendo oferecido 12%, a direção do TJ propõe 38% de reajuste, em parcela única, para os cargos de confiança do Tribunal, normalmente preenchido por assessores diretos dos magistrados.   

“Isso não pega bem de forma alguma”, afirma a diretora jurídica da Abojeris, destacando que não entende como injusto o reajuste para os cargos de confiança, o problema é a diferença de percentual.

Helena avalia que a direção do TJ-RS tem adotado uma postura “irredutível”. A falta de diálogo e a ausência de uma reunião para tratar do assunto, apesar dos pedidos já feitos, é o que mais tem decepcionado os servidores. “Esse atos são para uma possível greve caso não seja atendida nossa reivindicação”, afirma.

A decisão será tomada na próxima sexta-feira (31) caso nada mude no diálogo entre direção do TJ-RS e servidores do Judiciário.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora