Geral
|
14 de fevereiro de 2023
|
16:35

AL e governo do RS alinham medidas de ajuda a indígenas, quilombolas e pequenos agricultores

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Marcelo Antunes
Foto: Marcelo Antunes

Nesta terça-feira (14), uma reunião entre o deputado Valdeci Oliveira (PT) e os secretários estaduais de Assistência Social, Beto Fantinel, e de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mateus Wesp, estabeleceu um conjunto de ações emergenciais de combate à insegurança alimentar. As medidas são voltadas principalmente à comunidade Kaingang da Reserva Indígena Guarita, que, desde o início do ano, registra mortes de crianças por desnutrição.

Leia mais:
No norte do RS, indígenas enfrentam fome, falta d’água e de atendimento médico

Com o valor de R$ 40 milhões de orçamentos da ALRS e do Tribunal de Justiça alocados ao Fundo Estadual, o governo gaúcho deve adquirir 140 mil cestas básicas. Os recursos foram repassados em dezembro a partir do Movimento Rio Grande Contra a Fome, criado em 2022 e conduzido pelo Legislativo que e que reúne, além de todos os poderes do Estado, cerca de 25 outras instituições, públicas e privadas.

“Assim como as comunidades indígenas, o povo quilombola e inúmeras famílias de pequenos agricultores também estão passando por sérios problemas, que agora foram agravados pela estiagem. Aliás, minha proposta é justamente neste momento focar nesses três grupos de forma emergencial, além da possibilidade de parte das compras feitas pelo estado serem realizadas junto à agricultura familiar”, relata Valdeci, que foi presidente da AL no último ano.

Segundo o deputado, foi reforçada por ele a necessidade de fortalecimento das redes de assistência social de municípios e a organização de cozinhas comunitárias e restaurantes populares. Outro assunto discutido durante o encontro foi a recomposição do Comitê Gestor do Movimento Rio Grande Contra a fome, com a participação de integrantes do novo governo. Assim, foi acordado que os secretários Fantinel e Wesp também participarão da gestão.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora