Geral
|
11 de junho de 2022
|
09:53

No final de semana mais frio do ano, Porto Alegre abre ginásio do Demhab para acolher moradores de rua

Por
Sul 21
[email protected]
Ginásio do Demhab foi preparado para receber pessoas em situação de rua | Foto: Cindy Vitali / DEMHAB / PMPA.
Ginásio do Demhab foi preparado para receber pessoas em situação de rua | Foto: Cindy Vitali / DEMHAB / PMPA.

O Rio Grande do Sul recebe desde sexta-feira (10) uma massa de ar frio e, como resultado, terá o final de semana mais frio do ano até agora. A previsão é de temperaturas de até -6ºC em São José dos Ausentes. Já na Capital, a mínima prevista é na casa dos 4ºC.

Para acolher pessoas em situação de rua, a Prefeitura de Porto Alegre anunciou a abertura em caráter emergencial do Ginásio da Associação dos Funcionários do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), na rua Conde D’Eu, 66, bairro Santana. O ginásio abrirá as portas para o acolhimento a partir das 19h deste sábado (11) e voltará a abrir no mesmo horário no domingo (12).

Segundo a Prefeitura, a estimativa é de que 60 pessoas sejam recebidas no ginásio, com possibilidade de chegar a 100. As pessoas que acessarem o ginásio recebem kit higiene, banho, jantar, lanche e café da manhã.

A Prefeitura também informa que doações podem ser entregues no próprio ginásio. A sugestão é de doação de produtos como papel higiênico, kit higiene, copos e talheres descartáveis, café da manhã e água mineral.

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) informa que estará com sua equipe de atendimento com horário estendido até as 22h para suporte à abordagem e encaminhamento aos equipamentos da rede ou às vagas oferecidas pela sociedade civil organizada. A operação conta com apoio da Cruz Vermelha e suporte da Defesa Civil, Samu e Consultório na Rua para atendimento a emergências.

A rede municipal conta ainda com 240 vagas em albergues noturnos: Albergue Dias da Cruz (Avenida Azenha, 366 – Azenha), Albergue Acolher 1 (Rua Dr. João Simplício, 38 – Vila Jardim) e Albergue Acolher 2 (Rua 7 de Abril, 315 – Floresta).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora