Educação
|
7 de março de 2024
|
15:55

Deputados pedem inquérito contra governo do Paraná por censura ao livro ‘O Avesso da Pele’

Por
Sul 21
[email protected]
O avesso da pele entra na lista. Foto: Divulgação/Companhia das Letras
O avesso da pele entra na lista. Foto: Divulgação/Companhia das Letras

A presidente da Frente Parlamentar do Livro, Leitura e Escrita, deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS), assinou, junto com os outros 13 deputados que compõem a bancada da federação Psol/Rede, um pedido de investigação ao Ministério Público Federal (MPF) em resposta ao recolhimento do livro “O Avesso da Pele”, de Jefferson Tenório, de todas as escolas públicas, ordenado pelo governo do estado do Paraná.

Leia mais:
Livro ‘O Avesso da Pele’ volta a ser alvo de censura, agora no Paraná
Coordenadoria de Educação sugere censura do livro ‘O Avesso da Pele’ após crítica de diretora de escola
Governo estadual suspende orientação de censura ao livro ‘O Avesso da Pele’

“A retirada de exemplares de um livro, baseada em uma interpretação distorcida e descontextualizada da obra, é um ato que viola os princípios fundamentais da educação, da democracia e do enfrentamento ao racismo e dos objetivos das políticas de igualdade racial, além de empobrecer o debate cultural e minar a capacidade dos estudantes de desenvolverem pensamento crítico e reflexivo sobre os problemas sociais que o país enfrenta”, diz um dos trechos da peça (leia na íntegra).

Para a deputada Fernanda Melchionna, a medida do governo do Paraná é racista e antidemocrática. “Essa é uma estratégia clássica da extrema direita autoritária que tenta impedir o acesso ao conhecimento. A obra de Jeferson Tenório trata do racismo no Brasil e da violência policial contra pessoas negras. São debates fundamentais que precisam ser enfrentados em todos os âmbitos da sociedade. Retirar a obra de Tenório das escolas é censurar deliberadamente essas discussões para impedir que as novas gerações sejam instigadas a questionar as bases do racismo estrutural”, enfatiza.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora