Educação
|
26 de setembro de 2023
|
18:43

‘Chuva dentro da sala’ suspende aulas em escolas estaduais da Capital

Por
Luís Gomes
[email protected]
Escola Desidério Torquato Finamor, localizada no Partenon, registrou chuvas dentro da sala de aula | Foto: Reprodução
Escola Desidério Torquato Finamor, localizada no Partenon, registrou chuvas dentro da sala de aula | Foto: Reprodução

Chuvas torrenciais atingem a cidade de Porto Alegre nos últimos dias, causando diversos pontos de alagamento e transtornos para a população da Capital, entre eles a suspensão de aulas em mais de uma dezenas de escolas estaduais. Uma delas é a Escola Desidério Torquato Finamor, localizada no Partenon, em que salas de aula, como é possível ver no vídeo abaixo, registram goteiras tão grandes que chove dentro dos recintos praticamente como na rua.

Conforme levantamento do 39º núcleo do Cpers, que representa parte das escolas da Capital, há registro de suspensão de aulas, por problemas estruturais ou dificuldade de acesso, em mais de 10 escolas nos bairros Restinga, Agronomia, Cavalhada, Ipanema e em regiões do extremo sul da cidade. Na Restinga, como conseguiu apurar a reportagem do Sul21, as aulas do Colégio Estadual Ildo Meneghetti, do Colégio Estadual José do Patrocínio e da EMEF Lidovino Fanton foram canceladas.

“Vivemos hoje uma situação muito preocupante em Porto Alegre. É lamentável que a Secretaria de Educação do governo Leite e a 1ª CRE não tenham suspendido as aulas, deixando milhares de estudantes, professores e funcionários de escola em risco com os alagamentos. Eu ouvi o prefeito pedindo para quem puder ficar em casa amanhã, porque ainda há previsão de mais chuvas”, diz Neiva Lazzarotto, diretora do 39º núcleo do Cpers.

Em contato com a reportagem, a 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) confirmou que algumas escolas estão com problema de alagamentos para acesso à escola, por isso suspenderam o turno da tarde e noite. Segunda a CRE, essas aulas serão recuperadas conforme calendário escolar. Já a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informa que, seguindo orientações da Defesa Civil, escolas suspenderam as aulas devido à dificuldade de acesso.

Diante da previsão meteorológica de mais chuvas e de elevação no nível do Guaíba entre terça e quarta-feira (27), o Sul21 questionou a 1ª CRE e a Seduc se há alguma orientação para suspensão das aulas amanhã nas escolas que afetadas hoje. Também questionou se havia uma lista de escolas que suspenderam as aulas. Não houve retorno para esses questionamentos. A Seduc informou apenas que não há uma orientação específica ou geral de suspensão das aulas na Capital.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora