Geral
|
6 de maio de 2024
|
16:10

Prefeitura decreta racionamento de água em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Enchente no Guaíba em Porto Alegre, Centro. Foto: Isabelle Rieger/Sul21
Enchente no Guaíba em Porto Alegre, Centro. Foto: Isabelle Rieger/Sul21

A Prefeitura de Porto Alegre decretou o racionamento de água na cidade e restringiu o uso do recurso enquanto a enchente impedir a regularização do serviço. A água distribuída pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) deve ser, exclusivamente, para consumo essencial. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), nesta segunda-feira (6).

Leia mais:
Bairros debaixo d’água, resgates incessantes, famílias separadas: Enchente devasta Canoas
Eldorado do Sul foi praticamente 100% inundada: “situação sem precedentes”
Projeção da UFRGS indica cheia duradoura do Guaíba e queda lenta
População monta força-tarefa na Orla para receber resgatados que chegam pelo Guaíba
Tragédia histórica expõe o quanto governo Leite ignora alertas e atropela política ambiental

Conforme o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), a Capital segue com apenas duas estações de tratamento funcionando, operando com capacidade reduzida, por isso alguns bairros estão com baixa pressão da água. As quatro estações que estão paradas não conseguem captar água para o tratamento, devido a inundação. Hospitais e abrigos estão sendo abastecidos por caminhões-pipa.

Atividades como lavagens automotivas, de calçadas e fachadas, rega de jardins e gramados, bem como uso em salões de beleza, clínicas estéticas, academias, em banho e tosa de animais devem ser evitadas para economizar água.

As decisões valem até que seja retomada a regularidade no abastecimento de água em Porto Alegre. “O desabastecimento é real e vai levar tempo até ser retomado com regularidade. Estamos buscando alternativas em diferentes frentes, mas a consciência de cada cidadão é decisiva para não piorar o cenário”, afirmou o prefeito Sebastião Melo.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora