Educação
|
19 de julho de 2023
|
12:04

UFRGS recebe o lançamento do livro ‘Estado de Direito e a Mulher Negra’ no dia 25

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) receberá na próxima terça-feira (25), às 19h, o lançamento do livro “O Estado de Direito e a Mulher Negra – desafios para enfrentar o racismo cotidiano”. A data foi escolhida por marcar o Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha (25 de julho).

A obra é uma coletânea de textos organizada por Gabrielle Almeida, Lúcio Almeida e Rowana Camargo, do Núcleo de Pesquisa Antirracismo da Faculdade de Direito da UFRGS, coordenado pelos professores Valdete Souto Severo e Lúcio Almeida. O livro tem prefácio da professora Luciana Garcia de Mello.

O livro debate a equidade e paridade de gênero e raça na mudança da realidade da mulher negra e o enfrentamento do racismo diário.

O lançamento ocorre simultaneamente ao evento “A resistência está na consciência de ser negra”, em homenagem à professora Petronilha B. Gonçalves e Silva, que dedicou a vida à educação brasileira.

Além de Petronilha, o debate terá palestras das professoras Isabel Constância dos Santos, Gláucia Vaz e Gládis Kaercher sobre os temas violências, silenciamento, racismo e misoginia.

A abertura dos eventos será feita pela professora Claudia Lima Marques.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora