Educação
|
22 de junho de 2023
|
08:59

“Construindo agora o amanhã”: painel da ADUFRGS debate Educação e Desenvolvimento

Divulgação (ADUFRGS/Sindical)
Divulgação (ADUFRGS/Sindical)

A ADUFRGS-Sindical promove nesta quinta-feira (22), a partir das 19h30min, o painel Educação e Desenvolvimento, abrindo o Ciclo de Debates “Construindo agora o amanhã”. A atividade acontece na sede do Sindicato (rua Barão do Amazonas, 1581) e tem a proposta de constituir um espaço de reflexão sobre a importância da democracia e da educação pública para o desenvolvimento econômico e social do País. Os painelistas deste primeiro encontro são Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, Maria Beatriz Luce e Ario Zimmermann. A mediação ficará a cargo do jornalista Oziris Marins.

O Ciclo de Debates marca os 45 anos de existência da ADUFRGS-Sindical e reafirma sua posição ativa nas lutas sociais, em especial na defesa da educação pública e dos direitos dos professores e demais trabalhadores da educação. A atividade vai aprofundar o debate público acerca de problemas sociais e da vida acadêmica como os ataques à democracia, a precarização do trabalho e as mazelas sociais.

O objetivo é fomentar a crítica social, compartilhando ideias e soluções para construção da política do sindicalismo do amanhã, que garanta trabalho decente e inclusão social com respeito à democracia. O debate sublinha o papel estratégico dos professores como formuladores de soluções voltadas à transformação social.

Painelistas: 

Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva: formada em História/UFMG, é especialista em Gestão de Sistemas Educacionais e foi secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (2007 a 2012); diretora da Fundação SM entre 2012 e 2020. Atualmente é pesquisadora associada do DGPE/FGV RJ.

Maria Beatriz Luce: professora titular de Política e Administração da Educação na UFRGS, onde exerceu diversas funções de representação e gestão e atualmente é membro do seu Conselho Curador. Foi membro do CNE (2004-2012); reitora na implantação da Unipampa (2007-2011) e secretária de Educação Básica (MEC, 2014-2015). Atuante em sociedades científicas da área de Educação, atualmente na diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa (ANPEd).

Ario Zimmermann: professor titular no Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI-FCE-UFRGS). Economista do Governo do Estado do RS, auditor fiscal e secretário de Estado da Fazenda do Governo do Estado do RS e Pró-reitor PROPLAN/UFRGS (2005-2011).

A atividade será transmitida ao vivo pelos canais da ADUFRGS-Sindical YouTube e Facebook


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora