Educação
|
25 de março de 2022
|
09:07

Ato no Campus Central da UFRGS, dia 31 de março, fará defesa da universidade pública

Por
Sul 21
[email protected]
Divulgação
Divulgação

O PROIFES-Federação, seus sindicatos federados, como a ADUFRGS-Sindical, e um conjunto de outras entidades promoverão, dia 31 de março, um ato em defesa da universidade pública, mobilização que integrará uma mobilização nacional em torno do tema. O Ato Nacional em Defesa das Universidades e Institutos Federais acontece em todo o país, e no Rio Grande do Sul ocorre no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, a partir das 9h30min. A ação visa defender a universidade e a educação pública, que vêm sofrendo com ataques e políticas negacionistas.

A primeira atividade, às 9h30min, será na Sala 101 da Faculdade de Educação, no campus central da UFRGS. A mesa “Mulheres e sindicalismo na contemporaneidade” contará com a presença de professoras, pesquisadoras da base da ADUFRGS-Sindical e professoras sindicalistas de outros sindicatos do campo da Educação, conforme explica a diretora de Comunicação do Sindicato, professora Sônia Mara Ogiba. “O Sindicato, como faz todos os anos, está desde o início do mês mobilizado pelo Mês da Mulher, e decidimos simbolicamente aproveitar a data da defesa da universidade para encerrar a campanha deste ano. A mesa vai contar com sindicalistas do CPERS, SINPRO, mulheres da ADUFRGS-Sindical, do Conselho de Representantes das universidades no Sindicato”.

“A discussão será feita por mulheres sindicalizadas, professoras, que irão trazer questões relacionadas à docência, à pesquisa, e sobre as mulheres na política e no poder, em especial neste ano eleitoral”, completa Sônia. A mesa terá a presença das professoras Graciela Quijano, do Conselho de Representantes da ADUFRGS-Sindical, Margot Andras, diretora do Sinpro, Helena Schürer, presidente do CPERS, e Camila Zanini, presidente da Atens UFRGS – Seção Sindical do Sindicato Nacional dos Técnicos de Nível Superior das Instituições Federais de Ensino Superior (Atens Sindicato). (Saiba aqui mais sobre a campanha da ADUFRGS-Sindical “Desafios das mulheres na defesa de direitos”).

Às 10h30min, após a mesa, haverá um ato no pátio do campus central, com lideranças, professores e estudantes. Está confirmada a participação da União Estadual dos Estudantes (UEEE), Atens UFRGS, CPERS, Sinpro, entre outras entidades. O encerramento, às 11h30min, será com uma roda de samba composta por mulheres.

O presidente da ADUFRGS, Lúcio Vieira, salienta a importância de participar do que avalia que será um marco importante na universidade pelo seu caráter de “lugar de resistência democrática”. “Vamos destacar a importância da universidade, denunciar os cortes de orçamento. Vamos frisar que a universidade não parou! Os professores nunca pararam. E que há necessidades de políticas públicas”, lembrando que o ano de 2022 prevê a revisão da Lei de Cotas.

Com informações da ADUFRGS Sindical


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora