Educação
|
7 de fevereiro de 2022
|
08:57

ADUFRGS-Sindical promove debate sobre o desfinanciamento das universidades públicas

Por
Sul 21
[email protected]
Divulgação
Divulgação

A ADUFRGS-Sindical promove, dia 10 de fevereiro, às 18h30, o debate “O desfinanciamento das Universidades Públicas”. Foram convidados para o debate reitores e reitoras da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – que ainda não confirmou a participação.

A atividade virtual será transmitida ao vivo pelo Canal da ADUFRGS no YouTube – www.youtube.com/user/CanalADUFRGS – e também pelo Facebook www.facebook.com/AdufrgsSindical. Participam da mesa a professora Lucia Pellanda, reitora da UFCSPA, a professora Isabela Fernandes Andrade, reitora da UFPEL, e a professora Martha Adaime, vice-reitora no exercício da reitoria da UFSM. A mediação será feita pelo presidente em exercício da ADUFRGS-Sindical, Darci Campani.

Os sucessivos cortes no orçamento federal para a Educação e em especial pelas universidades vêm sendo criticados pela ADUFRGS-Sindical, que repudia a aprovação do relatório final do Orçamento de 2022 no Congresso Nacional, que não prevê reajuste para os servidores da educação.

A destinação de recursos públicos para a educação pública vem sofrendo cortes também como consequência da Emenda Constitucional 95, que limita os recursos públicos para o setor público.

A ADUFRGS-Sindical cobra não só a recomposição salarial dos professores, que amargam 32,9% de perdas nos últimos cinco anos, mas também o investimento em ciência, tecnologia, ensino, pesquisa e extensão, repercutindo diretamente nos serviços que as universidades prestam à população.

O Sindicato também vem realizando uma série de eventos sobre o tema da autonomia e democracia universitária: o Seminário Regional “Em Defesa da Democracia e Autonomia Universitária”, junto à Frente Nacional de Luta pela Autonomia e a Democracia nas IFEs [Instituições Federais de Ensino Superior], e dois “Fóruns Virtuais – Representação e Representatividade nas IFES”, realizados pelo GT Democracia e Universidade do Conselho de Representantes da ADUFRGS-Sindical.

(*) Com informações da ADUFRGS-Sindical


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora