Cultura
|
16 de abril de 2024
|
17:43

Passeio Viva o Centro a Pé vai percorrer a história dos negros em Porto Alegre neste sábado (20)

Por
Sul 21
[email protected]
Monumento O Tambor será ponto de partida para o passeio. Foto: Alex Rocha/PMPA
Monumento O Tambor será ponto de partida para o passeio. Foto: Alex Rocha/PMPA

Neste sábado (20), a Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC) promove mais uma edição do projeto Viva o Centro a Pé, com destaque para o Museu do Percurso do Negro. O passeio vai percorrer locais que contam a história dos negros em Porto Alegre. O ponto de encontro, às 10h, será no monumento O Tambor (Praça Brigadeiro Sampaio, ao lado do Museu do Trabalho, no Centro Histórico). As inscrições são gratuitas, através deste formulário, mediante doação de um quilo de alimento não perecível.

Leia também:
Pesquisa resgata história do príncipe negro que criou o Bará do Mercado e aconselhou Borges de Medeiros
‘Na Capital gaúcha não se dorme sem ouvir ao fundo o barulho dos tambores do batuque’

O percurso inicia no Largo da Forca (Praça Brigadeiros Sampaio), onde está o monumento O Tambor, segue pelo Pelourinho (Igreja das Dores), Largo da Quitanda (Praça da Alfândega), onde está a Pegada Africana, Esquina do Zaire (avenida Borges de Medeiros com a rua dos Andradas) até o Mercado Público, onde está assentado o Bará do Mercado.

O passeio será orientado por Pedro Rubens Vargas, técnico em Cultura da SMCEC, graduado em História e Administração, pós-graduado em Museologia e mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS. É um dos idealizadores do Museu de Percurso do Negro e atuou no registro da Tradição do Bará do Mercado como patrimônio imaterial da cidade.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora