Cultura
|
15 de novembro de 2023
|
14:14

Porto Alegre sedia final de campeonato de futebol LGBTQIAP+ neste fim de semana

Por
Sul 21
[email protected]
Eliminatórias da região Sul aconteceram na Capital gaúcha em março. Foto: Alex Rocha/PMPA
Eliminatórias da região Sul aconteceram na Capital gaúcha em março. Foto: Alex Rocha/PMPA

A etapa final da Champions Ligay Nacional, campeonato de futebol da comunidade LGBTQIA+, ocorre em Porto Alegre no sábado (18) e domingo (19). Serão 48 partidas de futebol realizadas na estrutura do Trecho 3 da Orla do Guaíba, com a participação de 600 atletas divididos em 20 equipes. O ingresso solidário, com participação voluntária, será de um quilo de alimento recolhido pelo Sesc Mesa Brasil. A abertura do evento ocorre às 9h.

A competição possui equipes de Fortaleza, Salvador, Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e mais cidades do Centro-Oeste do Brasil. Cinco etapas classificatórias determinaram a disputa das finais na capital gaúcha: na Região Sul, em Porto Alegre, em março deste ano; na Região Sudeste, em São Paulo; no Nordeste, em Fortaleza, no Ceará; no Norte, em Belém, no Pará; e no Centro-Oeste, em Goiânia.

A Secretaria Municipal de Saúde estará presente com atividades de orientação em relação à prevenção em saúde e contra as infecções sexualmente transmissíveis. Haverá distribuição de autoteste para HIV e a presença do Zé Gotinha para incentivar a vacinação da população. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social apoia o campeonato por meio da instalação de cinco banheiros químicos, sendo um deles com acessibilidade. As unidades estarão à disposição dos atletas e do público.

Para garantir a segurança viária, na manhã de sábado a equipe de batedores da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) deve acompanhar os ônibus das equipes esportivas participantes, que estarão concentrados no Largo Zumbi dos Palmares (Cidade Baixa) até o Trecho 3 da Orla do Guaíba (Parque Jaime Lerner). Os agentes de fiscalização e a central de videomonitoramento e controle da mobilidade da EPTC vão monitorar a circulação, orientar os motoristas e, se necessário, realizar ajustes para minimizar os impactos no trânsito.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora