Cultura
|
24 de agosto de 2023
|
17:08

‘Retratos Fantasmas’ e ‘O Acidente’ estreiam no CineBancários nesta quinta (24)

Retratos Fantasmas. Foto: Divulgação
Retratos Fantasmas. Foto: Divulgação

Dois destaques da 76ª edição do Festival de Cannes estreiam no CineBancários nesta quinta-feira (24). O documentário “Retratos Fantasmas”, quinto longa-metragem do cineasta e roteirista Kleber Mendonça Filho (“O Som ao Redor”, “Aquarius”, “Bacurau”) divide a programação com “O Acidente”, de Bruno Carboni.

Retratos Fantasmas

Fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem, “Retratos Fantasmas” tem o centro da cidade do Recife como personagem principal, sendo um espaço histórico e humano, revisitado através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século XX. Foram lugares de sonho e de indústria, e a relação das pessoas com esse universo é um marcador de tempo para as mudanças dos costumes em sociedade.

“Palácios de cinema em centros de cidades são comuns a muitos outros lugares do mundo, mas ocorre que eu sou pernambucano, recifense, e parti para mostrar essa geografia da cidade a partir de um ponto de vista pessoal”, aponta Kleber. “Recife é também uma cidade que ainda desfruta de um cinema espetacular como o São Luiz, um palácio de 1952. Hoje, são poucas as cidades no mundo que ainda sabem o que isso representa”, comenta o diretor, em relação aos cinemas de rua.

Cerca de 60% do documentário é composto por material de arquivo, com fotografias e imagens em movimento encontradas em acervos pessoais, na produção pernambucana de cinema, de televisão e de instituições como a Cinemateca Brasileira, o Centro Técnico Audiovisual (CTAV) e a Fundação Joaquim Nabuco.

O Acidente

A ciclista Joana é vítima de um atropelamento. Ela foi carregada no capô de um carro após antagonizar com uma motorista que a cortou. A jovem sai ilesa e decide esconder o ocorrido de sua parceira, Cecília, temendo que isso afete os planos do casal. Porém, um vídeo viral aparece online, obrigando-a a prestar queixa na polícia. Relutante, a dupla entra na vida de Elaine, a motorista, seu ex-marido Cléber e seu filho Maicon, um introvertido cineasta iniciante. Esta é a trama de “O Acidente”, de Bruno Carboni, vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Beijing (China).

Em um cruzamento qualquer, tudo por mudar: “O Acidente” explora uma ligação nascida da animosidade de uma disputa de trânsito entre Joana (Carol Martins), e Elaine (Gabriela Greco). O filho da última, Maicon (Luis Felipe Xavier), foi quem registrou o viral com a câmera de seu celular e postou online. Joana divide um apartamento com Cecília (Carina Sehn), sua sempre atenciosa namorada. O casal tem grandes planos para o futuro. Também participa da história Cléber (Marcello Crawshawn), pai de Maicon, que luta pela guarda do filho na justiça.

Drama intimista, “O Acidente” olha para dentro de Joana, enquanto reflete sobre o desejo de formar uma família. O incidente opõe duas delas: uma homoafetiva, formada pela ciclista e sua namorada, e de outro, Elaine e Cléber, um casal em processo de separação. O pai idealiza colocar o filho, um menino sensível com aspirações artísticas, em uma escola militar. Os contrastes também entram na rota de colisão. Desenvolvido no Torino Script Lab, o roteiro foi escrito a quatro mãos pelo diretor e por Marcela Bordin. Em sua carreira em festivais, o filme ainda teve exibições no Olhar de Cinema, Festival de Torino (Itália), Amsterdam LGBTQ+ (Holanda) e em breve no Queer Lisboa (Portugal).

Retratos Fantasmas
Brasil/Documentário/2022/ 93min.
Direção: Kleber Mendonça Filho

Sinopse: O filme tem o centro da cidade do Recife como personagem principal, sendo um espaço histórico e humano, revisitado através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século XX. Foram lugares de sonho e de indústria, e a relação das pessoas com esse universo é um marcador de tempo para as mudanças dos costumes em sociedade.

O Acidente
Drama | 95 min. | Brasil
Direção: Bruno Carboni / Roteiro: Marcela Ilha Bordin e Bruno Carbon

Sinopse: A ciclista Joana é vítima de um atropelamento. Ela foi carregada no capô de um carro após antagonizar com uma motorista que a cortou. A jovem sai ilesa e decide esconder o ocorrido de sua parceira, Cecília, temendo que isso afete os planos do casal. Porém, um vídeo viral aparece online, obrigando-a a prestar queixa na polícia. Relutante, a dupla entra na vida de Elaine, a motorista, seu ex-marido Cléber e seu filho Maicon, um introvertido cineasta iniciante.

Elenco: Carol Martins (Joana), Carina Sehn (Cecília), Luis Felipe Xavier (Maicon), Gabriela Greco (Elaine) e Marcello Crawshawn (Cléber)

24 a 30 de agosto

15h: RETRATOS FANTASMAS
17h: O ACIDENTE
19h: RETRATOS FANTASMAS

*Não há sessões nas segundas-feiras

Ingressos
Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.

CineBancários
Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre
Mais informações pelo telefone (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora