Cultura
|
25 de novembro de 2022
|
16:28

Porto Alegre inaugura mural com imagem do ambientalista José Lutzenberger

Por
Sul 21
[email protected]
Obra com 50 metros de altura homenageia uma referência no movimento ambientalista gaúcho e brasileiro. Foto: Alex Rocha/PMPA
Obra com 50 metros de altura homenageia uma referência no movimento ambientalista gaúcho e brasileiro. Foto: Alex Rocha/PMPA

A inauguração do Mural Lutz, estampado na parede lateral do prédio do Ipê Saúde e Ipê Prev (avenida Borges de Medeiros, 1945), ocorreu na manhã desta sexta-feira (25). A iniciativa faz parte das atividades da Virada Sustentável 2022. O mural colorido lembrando a natureza, em tons verde, azul e terrosos, com 50 metros de altura, mostra o ambientalista gaúcho José Lutzenberger em primeiro plano interagindo com um cardeal, pássaro tradicional do Sul.

O painel é uma criação em grafite do artista Kelvin Koubik, muralista natural de Porto Alegre, que iniciou sua trajetória aos 13 anos na Arte Urbana. O Mural Lutz homenageia Lutzenberger, que se tornou um ícone na luta pela preservação ambiental, e lembra os 20 anos da sua morte, ocorrida em 2002. Referência no movimento ecologista brasileiro, Lutzenberger lutou pela preservação da Amazônia e foi incentivador da criação dos parques Delta do Jacuí, Itapuã e da Guarita.

“Esse mural é um consenso de embelezamento para a nossa cidade. É um legado fenomenal para Porto Alegre. Através dele, a Capital manda um recado: que sabe valorizar os seus talentos, porque mostra respeito pela memória e trajetória dos seus cidadãos de destaque. E é também um sinal para o mundo, já que as ideias comunitárias do ambientalista saíram daqui e ganharam enorme repercussão”, disse Gunter Axt,  secretário municipal da Cultura e Economia Criativa.

Emocionada, Lara Lutzenberger, uma das filhas do ambientalista, agradeceu a homenagem. “Kelvin conseguiu captar de forma gigante um grande homem cuja mensagem só cresceu nos últimos anos”, comentou.

Por sua vez, o muralista Kelvin Koubik falou da gratidão por realizar o trabalho, o qual espera que possa suscitar interesse, respeito e amor à natureza nas novas gerações.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora