Educação
|
1 de fevereiro de 2024
|
15:22

Luciana Genro propõe cotas para pessoas transexuais na UERGS

Por
Sul 21
[email protected]
Projeto em benefício de pessoas trans foi protocolado na AL-RS nesta quinta-feira (1º). Foto: Reprodução/UFMG
Projeto em benefício de pessoas trans foi protocolado na AL-RS nesta quinta-feira (1º). Foto: Reprodução/UFMG

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) protocolou, nesta quinta-feira (1º), na Assembleia Legislativa, um projeto de lei para instituir ações afirmativas para o ingresso de pessoas transexuais na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). O texto assegura a reserva de 2% das vagas oferecidas em cursos regulares de graduação e de especialização.

Com a proposta, Luciana visa promover inclusão e maiores oportunidades para a população transexual. “Muitas vezes, as pessoas transexuais têm uma vida escolar marcada pelo preconceito, e pela necessidade de começar a trabalhar cedo quando não são aceitas pelas famílias. Então, garantir a sua entrada na universidade é um importante passo”, alega a deputada. Luciana também é autora do projeto que propõe cotas para transexuais em concursos públicos do Rio Grande do Sul, protocolado em julho de 2023. O texto foi encaminhado, em outubro, para parecer do deputado estadual Edivilson Brum (MDB).

Atualmente, a UERGS utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como forma de ingresso. Metade das vagas são reservadas para pessoas economicamente hipossuficientes, negras, pardas e indígenas (de acordo com a distribuição da população no estado). Também há reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora