Cidades|z_Areazero
|
4 de outubro de 2020
|
21:28

Flexibilização: Prefeitura de Porto Alegre aumenta limite de passageiros em pé nos ônibus

Por
Sul 21
[email protected]
Flexibilização: Prefeitura de Porto Alegre aumenta limite de passageiros em pé nos ônibus
Flexibilização: Prefeitura de Porto Alegre aumenta limite de passageiros em pé nos ônibus
Porto Alegre, RS – 08/05/2020: Uso obrigatório de máscaras da proteção no transporte público de Porto Alegre conforme determinação do decreto 20.549. Foto: Maria Ana Krack/PMPA

Da Redação

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou neste domingo (4) a ampliação do limite de passageiros no transporte coletivo, que passa a valer a partir desta segunda-feira (5). O limite de passageiros nos ônibus será o número de assentos e 20 pessoas em pé no veículo comum e 30 nos articulados, o que representa cerca de 70% da capacidade total. Decreto anterior limitava a 10 pessoas em pé nos ônibus comuns e 15 nos articulados.

Leia também:
MP vai investigar redução de circulação de ônibus em Porto Alegre 
Usuários questionam redução de linhas de ônibus: ‘dizem pra se distanciar, mas aproximam’

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Executivo municipal vinha autorizando também sucessivas reduções na disponibilidade de linhas e horário em função, segundo o poder público, da diminuição na demanda. Na última semana, a Prefeitura afirma que o número de passageiros apresentou redução de 60% em relação ao que era transportado em um dia útil típico.

Segundo a projeção feita pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a ampliação no limite de passageiros publicada neste fim de semana será suficiente para suprir a expectativa de aumento da demanda, mesmo com a volta às aulas, a partir de amanhã. Ainda assim, foi anunciada a ampliação da oferta de transporte público para algumas linhas. A medida foi publicada na edição extra desse sábado do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).

Confira as mudanças:

A partir de sábado, 3:

Linha C2 – Passa a circular com ajuste na tabela horária e intervalo médio de 40 minutos entre viagens. A primeira viagem será às 7h e a última, às 20h07.

A partir de domingo, 4:

Linha C2 Circular Praça XV – Terá intervalo médio entre viagens de 40 minutos. A primeira viagem será às 7h e última, às 20h07.

Lotação 10.6 Restinga/10.61 – Restinga Nova/10.62  – Restinga Velha – As linhas 10.61 e 10.62 passam a circular domingo e a 10.6 terá adequações na tabela horária. Restinga Nova terá 32 viagens: 14 bairro ao Centro e 18 Centro ao bairro. Restinga Velha terá 22 viagens: 10 bairro ao Centro e 12 Centro ao bairro.

A partir de segunda-feira, 5:

4951 Manoel Elias/Morro Santana – Terá ampliação de uma viagem na faixa das 7h, o que resultará em redução do intervalo médio entre viagens de 12 para 10 minutos (16%) nessa faixa horária.

433 Vila Jardim – Intervalos de viagem no pico da manhã, entre 6h e 8h,  passam a ser em média a cada 23 minutos.

T4 – Ampliação de uma viagem no sentido Sul-Norte na faixa das 6h, o que reduzirá o intervalo médio entre viagens de 14 para 11 minutos (21%) nesse horário.

T6 – Ampliação de uma viagem no sentido Norte-Sul na faixa das 7h, o que reduzirá o intervalo médio entre viagens de 8 para 7 minutos (12%).

T11 – Ampliação de quatro viagens, duas por sentido, no pico da manhã (das 6h às 8h), o que diminuirá o intervalo médio entre viagens de 13 para 10 minutos (23%).

VM10 – Restinga Nova Via Velha/5 UNID/Noturna – Duas novas viagens ao dia, às 18h40 no sentido bairro ao Centro, e 19h55 no sentido Centro ao bairro.

186 Liberal – Altera a viagem das 6h33 no sentido Centro ao bairro para 6h40.

267.5 Lami até Cavalhada – A viagem das 11h40, no sentido bairro-terminal passa para 11h10.

Lotação 40.42 Petrópolis Irmãos Maristas – Muda o itinerário na região central. A linha passará a acessar a Praça XV de Novembro, rua Marechal Floriano Peixoto, Rua dos Andradas e avenida Independência, retomando o itinerário atual a partir da rua Sarmento Leite. Será mais uma opção a quem quiser se deslocar do Centro até a Santa Casa – trecho da praça Dom Feliciano até a rua Sarmento Leite, com destino ao eixo da avenida Protásio Alves e bairros Alto Petrópolis e Jardim Leopoldina. Os passageiros com embarque na avenida Júlio de Castilhos e na rodoviária seguirão sendo atendidos pelas linhas 40.4 Petrópolis Sesc e 40.41 Petrópolis Fapa.

Lotação 30.23 – Partenon/Bonsucesso – Linha criada para ser mais uma opção de deslocamento até a Lomba do Pinheiro, com atendimento à comunidade de Bonsucesso pelo sistema de lotação.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora