Cidades
|
17 de outubro de 2019
|
21:00

Sindicato acusa Marchezan de mentir após cancelar reunião com trabalhadores do Imesf

Por
Luís Gomes
[email protected]
Sindicato acusa Marchezan de mentir após cancelar reunião com trabalhadores do Imesf
Sindicato acusa Marchezan de mentir após cancelar reunião com trabalhadores do Imesf
Trabalhadores do Imesf aprovam suspensão da greve  na última sexta-feira (11) | Foto: Divulgação/Sindisaúde

Da Redação 

A Prefeitura anunciou na quarta-feira (16) que estava cancelando a reunião marcada para a próxima terça-feira (22) entre o secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, e os dirigente dos sindicatos que representam os trabalhadores do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf).

Grande parte dos trabalhadores do Imesf está em greve desde a semana passada para protestar contra a decisão do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) de demitir 1,8 mil trabalhadores da entidade e terceirizar os serviços de saúde da família no município. Aprovada no início do mês, a greve estava prevista para durar três dias inicialmente, entre os dias 9 e 11 de outubro. Na última sexta-feira (11), os trabalhadores decidiram suspender a greve para tentar um diálogo com a Prefeitura, uma vez que Marchezan tinha colocado a suspensão da paralisação como condição. No entanto, no mesmo dia, também decidiram que a greve seria retomada na quarta caso não houvesse a abertura de diálogo com o governo.

A Prefeitura marcou a reunião para o dia 22 na quarta (16), mas horas depois voltou atrás. Segundo comunicado divulgado à imprensa, a decisão foi tomada  “diante do não cumprimento de prazos legais para comunicação de paralisação e da desassistência causada à população” e pela decisão dos sindicatos de continuarem a greve apesar do agendamento da reunião.

“O ofício que comunicava a paralisação nesta semana foi entregue na tarde de segunda-feira, 14. Portanto, o prazo legal de 48 horas não foi cumprido. Apesar disso, 13 unidades tiveram atendimento afetado durante todo o dia desta quarta-feira. Foram dez unidades de saúde totalmente fechadas e outras três com atendimento parcial. Com isso, 70 mil pessoas tiveram seu serviço de saúde prejudicado. Diante do quadro, a Secretaria emite, no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), convocação para que os profissionais retornem aos seus postos de trabalho”, diz a nota.

Presidente eleito do Sindisaúde, um dos sindicatos que representam os trabalhadores do Imesf, Julio Jesien acusa a Prefeitura de mentir para tentar enganar a população sobre a greve. “Não é possível tanto desrespeito. O prefeito foi comunicado oficialmente da greve no sábado (12), ou seja, 5 dias antes, e mente que não a comunicamos oficialmente dentro dos prazos legais? Além disso, há um mês estamos pedindo reunião, e ele agenda para a semana que vem e sem estar presente? Por favor, ninguém aqui é trouxa. Nós queremos negociar sério, sem ser passados para trás”, afirma Jesien.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora