Breaking News|Últimas Notícias>Geral
|
8 de março de 2017
|
12:42

Você também deve conhecer uma mulher que já abortou

Por
Sul 21
[email protected]
No Brasil, abortos inseguros são a quarta causa de morte materna, principalmente entre mulheres mais pobres.| Foto: Bruna Freire

Juliana Gonçalves e Helena Borges
Da Intercept Brasil

Até completar 40 anos, uma em cada 5 brasileiras já terá feito pelo menos um aborto durante a vida. Somente em 2015, aproximadamente 416 mil recorreram a um dos procedimentos de interrupção da gravidez. Boa parte são de classe média, já tiveram filhos e, muitas vezes, pertencem a famílias religiosas.

A Pesquisa Nacional de Aborto 2016 (PNA) demonstra que o aborto é “um fenômeno frequente e persistente entre as mulheres de todas as classes sociais, grupos raciais, níveis educacionais e religiões”. Apesar de ser uma prática comum, o aborto é crime no Brasil. A mulher que aborta pode cumprir uma pena de até três anos de prisão, e o médico que realizar o procedimento, até quatro anos – as exceções são para casos de estupro, risco de morte da mulher ou feto anencéfalo.

“A mulher que faz aborto no Brasil é uma mulher comum. É jovem, tem um companheiro e já tem filhos. Ao pensarmos nessa mulher comum, talvez os nossos afetos acalmem esse fanatismo que denuncia a mulher por crime e permitam cuidarmos dessas mulheres”, defendeu Debora Diniz, coordenadora da PNA, em entrevista ao The Intercept Brasil em dezembro.

Leia a reportagem completa aqui


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora