Agenda
|
11 de dezembro de 2016
|
19:11

Festival #deslocamentos4D realiza circuito de atividades sobre empreendedorismo, cultura, inovação social, educação e arte

Por
Sul 21
[email protected]
Festival #deslocamentos4D realiza circuito de atividades sobre empreendedorismo, cultura, inovação social, educação e arte
Festival #deslocamentos4D realiza circuito de atividades sobre empreendedorismo, cultura, inovação social, educação e arte
Festival promove o mapeamento e a visibilidade de iniciativas do 4º Distrito de Porto Alegre, com seminário, oficinas, feiras, exposições, shows, gastronomia, cerveja artesanal e turismo criativo
Festival promove o mapeamento e a visibilidade de iniciativas do 4º Distrito de Porto Alegre, com seminário, oficinas, feiras, exposições, shows, gastronomia, cerveja artesanal e turismo criativo. Foto: Divulgação

Nos dias 10 e 11 de dezembro, Porto Alegre será palco de diversas atividades nos bairros que compõem o 4º Distrito. Com uma dinâmica descentralizada, o festival #deslocamentos4D promove atrações culturais, sociais e empreendedoras nos bairros Navegantes, São Geraldo, Floresta e Humaitá. A ideia central do projeto é dar visibilidade às iniciativas da região e à cultura local, que vem se transformando em um território de lazer, inovação e empreendedorismo na Capital. A programação, com entrada franca, inclui uma série de atividades simultâneas e diversificadas ações artísticas, culturais, educativas e colaborativas. Seminário, oficinas, feiras de moda, design e inovação, shows e espetáculos, circuitos de bicicleta, passeio das artes, exposições e exibições, gastronomia e cerveja artesanal estão na programação.

Os profissionais envolvidos no #deslocamentos4D fazem parte da comunidade que reside ou trabalha no 4º Distrito: empreendedores individuais e coletivos, empresários, educadores, artistas, ativistas sociais, articuladores culturais, membros de comunidades de baixa renda, profissionais de tecnologia, moda e design, associações organizadas e, sobretudo, cidadãos que ali vivem.

Entre os agentes parceiros e com participação ativa no evento está o espaço cultural Vila Flores, que vai abrigar a exposição Vila Flores – Uma Experiência Aberta. Os residentes do espaço também participam da programação, como os Mate Hackers (com o projeto Miolo Nerd), a Cia. Caixa do Elefante (com o espetáculo de bonecos Bom Pra Cachorro), a ONG Mulher em Construção (com oficina de serviços de construção civil para mulheres moradoras da Vila Santa Terezinha), o Coletivo Ameixa (com a mostra de filmes MoFO) e a Escola Convexo (com a oficina Qual vai ser?[QVS] #Grana #Felicidade #Futuro). O Vila Flores também vai concentrar as atrações musicais do #deslocamentos4D, que conta com os shows de Frank Jorge, Tonho Crocco e The Room Brothers. O Palco #deslocamentos4D vai contar também com a discotecagem do DJ Piá e intervenções de arte ao vivo com os artistas urbanos Xadalu e Toniolo.

O Porto Alegre Hostel Boutique vai abrigar um Sarau, com participação do percussionista costa-marfinense Loua Pacom Oulai, entre outros músicos e poetas. A programação artística conta, ainda, com apresentação dos poETs – grupo formado pelos poetas-músicos Ricardo Silvestrin (morador da Rua São Carlos), Alexandre Brito e Ronald Augusto, a performance A.S.P.I.R.E, da Cia. Ato Espelhado e o espetáculo de dança SeteOito – Impermanências, com Thais Petzhold e Marco Fillipin.

Na Praça Florida acontece Oficina de Sticker Art com o artista urbano Xadalu, a Oficina de Mosaico com a artista visual Silvia Marcon e o Campeonato Best Trick, acompanhado pelo skatista Jean Lucca Joner Silveira e convidados.

A Vila Velô vai promover o 4D de bici – um passeio de bicicleta por pontos importantes da região. E quem quiser conhecer os projetos que compõem o Distrito Criativo a pé, pode participar do Passeio das Artes, uma caminhada guiada que percorre galerias de arte, ateliês de artistas, antiquários e brechós. No Galpão Makers acontece o Ocupa Galpão, que vai receber os visitantes para mostrar a produção dos residentes.

O projeto de mobilização urbana Tô Na Rua traz para a programação uma feira de marcas autorais, bazar, brechós, food trucks, intervenções e música. O Porto Alegre Festival que vai promover o encontro de bandas consagradas da cena musical gaúcha com artistas emergentes, nos dias 10 e 11 de dezembro, na Avenida Polônia também integra o circuito de atividades que acontecerão durante o #deslocamentos4D.

No dia 10, sábado, o evento é pautado pelo seminário #Deslocamentos4D, que irá debater e construir um documento de ideias e encaminhamentos para a região, para ser entregue aos setores do poder público e privado. O 4º Distrito é um espaço aberto de economia criativa, inovação e conhecimento, onde experiências colaborativas como estas são o ponto de partida para fomentar ações conjuntas e reforçar iniciativas existentes. O painel central contará com um resgate histórico do 4º Distrito e mediação de Rafael Passos, presidente do Instituto de Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do Sul. Nesse painel serão apresentados e discutidos por especialistas os dois principais projetos já desenhados para a região – o Master Plan e o Porto Alegre Tecnopole – e visões sobre assentamento urbano, direito à moradia, impactos sociais dos projetos urbanos na cidade e a experiência do Vila Flores. Além do painel central, outras cinco mesas simultâneas serão realizadas para abrir um diálogo sobre temas como Economia Criativa, Tecnologia e Inovação, Direito a Moradia, Sustentabilidade e Inovação Social, Urbanismo e Mobilidade, Cultura e Educação. A entrada é franca e o seminário acontece no Vila Flores.

Nos dias do festival, parte das atrações será transmitida ao vivo pela internet e nas redes oficiais do evento. A programação terá cobertura da jornalista Carol Anchieta, que circulará pelos diversos pontos do festival. O evento também disponibiliza um aplicativo, com link para streaming, mapa e programação.

O público presente também poderá participar de um concurso de selfies. Para concorrer, basta fazer check-in em, no mínimo, quatro pontos do circuito e postar a imagem no Instagram com a hashtag #selfie4D. A premiação e o regulamento serão divulgados até o dia 10 de dezembro, e o resultado será anunciado após o evento pelas redes sociais do festival. Um grupo de artistas convidados escolherá a melhor foto.

O Festival #deslocamentos4D tem curadoria da Joner Produções e produção do Gabinete Produções Culturais – empreendimentos residentes do 4º Distrito, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, apoio cultural do Vila Flores e apoio da Vila Velô, Hot Media, Impacto VentoNorte, Distrito C, Tô na Rua, Hotel Ibis Style e Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Serviço:

Dias 10 e 11 de dezembro de 2016, sábado e domingo

Horário: das 09h às 22h

Entrada Franca

Diversos locais na região do 4º Distrito de Porto Alegre:

Avenida Polônia, 200

Casa Cultural Tony PetzholdAvenida Cristóvão Colombo, 400

Galpão Makers – Rua Santos Dumont, 1100

Porto Alegre Hostel Boutique – Rua São Carlos, 545

Praça Florida – Av. Farrapos esquina com Rua Comendador Azevedo

Rua São Carlos

Vila Santa Terezinha

Vila Flores – Rua São Carlos, 759

Vila Velô – Rua Sete de Abril, 291


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora