Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
7 de outubro de 2011
|
17:58

Após 10 anos de guerra, Talibã diz que vencerá no Afeganistão

Por
Sul 21
[email protected]
Após 10 anos de guerra, Talibã diz que vencerá no Afeganistão
Após 10 anos de guerra, Talibã diz que vencerá no Afeganistão
ISAF Public Affairs
"Uma estada longa não apresentará resultados para os EUA, somente gastos, erros e humilhação" | Foto: ISAF Public Affairs

Da Redação

“A vitória divina está conosco”. A frase é de Zabihullah Mujahid, porta-voz dos talibãs, em um comunicado que lembrou o aniversário de 10 anos da campanha militar dos EUA no Afeganistão. Segundo o pronunciamento, a guerra santa contra as forças internacionais transformou a ocupação em um “marcha de retirada”, graças à “moral alta” e à “fé em Alá” dos combatentes talibãs.

“Mesmo com poucas armas e equipamentos, forçamos os invasores, que pretendiam ficar aqui para sempre, a repensar sua posição. Uma estada longa não apresentará resultados (para os EUA), somente gastos, erros e humilhação”, diz o comunicado. “Se nos agarrarmos com força em nossos laços com Alá, evitarmos a insiceridade, a hipocrisia e outras doenças, então nos conseguiremos, com a ajuda de Alá, forçar nossos inimigos a deixarem completamente nosso país”.

O governo dos EUA promoveu a invasão do Afeganistão após o governante do país, Mulá Omar, se recusar a entregar Osama Bin Laden, acusado de ser o mentor dos atentados de 11 de setembro de 2001. Atualmente, cerca de 130 mil soldados da Otan permanecem no país, em uma luta que teria custado entre 33 e 46 mil vidas, entre combatentes estrangeiros e afegãos, além de uma grande quantidade de civis. O conflito já consumiu mais de US$ 800 bilhões – alguns cálculos dizem que o custo da guerra já teria alcançado Us$ 1 trilhão.

Com informações de Reuters e RTP


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora