Da Redação
O Procon de São Paulo aplicou nesta terça-feira (6) uma multa à rede de alimentos McDonalds, cujo valor chega a R$ 3.192.300,00. O motivo: o McDonalds promoveria a associação da venda de seus lanches com a aquisição de brinquedos para crianças, por meio do McLanche Feliz. De acordo com o Procon, isso caracteriza venda casada. A multa partiu de denúncia do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, organização não governamental (ONG) focada à fiscalização do consumo infantil.
O McLanche Feliz é um dos carros-chefe da rede de fast food, disponibilizando lanches junto com brinquedos que remetem a personagens conhecidos do público infantil. Pela decisão do Procon, a associação entre alimentos e brinquedos “cria uma lógica de consumo prejudicial e incentiva a formação de valores distorcidos, bem como a formação de hábitos alimentares prejudiciais à saúde”.
Em nota oficial, a assessoria de imprensa do McDonald’s afirmou que não comenta detalhes dos processos em andamento. Mesmo assim, a empresa garantiu que respeita as diretrizes legais na comunicação com seus públicos, em um “rigoroso código de auto-regulamentação publicitária”. “Quanto ao McLanche Feliz, a rede esclarece que os brinquedos podem ser adquiridos separadamente, ou seja, desvinculados da compra dos produtos. Portanto, a empresa tem convicção de respeitar todas as normas da legislação vigente tanto em relação à comunicação como em relação a práticas comerciais”, acrescenta a nota.
Com informações de Exame e Agência Estado