Notícias em geral
|
6 de julho de 2011
|
00:50

MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Por
Sul 21
[email protected]
MAIS FATOS & MAIS FOTOS
MAIS FATOS & MAIS FOTOS

Frio demais

As baixas temperaturas que atormentam a população gaúcha tiveram seu reflexo em outras partes do país — ainda que, em muitos casos, de forma diferenciada. O Rio de Janeiro, por exemplo, enfrentou na terça-feira a temperatura mais baixa do ano: 18,6ºC na Vila Militar, em Realengo, zona oeste da capital fluminense. A menor máxima anterior havia sido registrada em 28 de maio, na região de Marambaia, onde os termômetros registraram 21,9ºC.

Nelson Jr./SCO/STF
Ministro Gilmar Mendes - Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Até Gilmar Mendes questiona a Veja

Uma reportagem publicada pela revista Veja desta semana vem causando alvoroço nos corredores da Universidade de Brasília (UnB). A instituição é apontada como um antro de esquerdistas, que estariam perseguindo politicamente professores não alinhados ideologicamente. Em reação, a reitoria da universidade publicou uma série de opiniões de personalidades. Entre elas, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e professor da UnB, Gilmar Mendes, não exatamente um inimigo da revista. “Nunca senti nenhuma restrição ao meu trabalho na UnB. Posso dar meu testemunho de que o reitor José Geraldo é uma pessoa bastante tolerante, que realmente respeita outras posições. Eu tenho posições ideológicas claramente opostas às dele e nunca tivemos qualquer problema de convivência”, diz o ministro.

Mulheres brasileiras sofrem com desemprego e violência

Foi publicado na segunda-feira (4) o Anuário das Mulheres Brasileiras 2011. O documento, elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico (Dieese) e a Secretaria de Política para as Mulheres (SEPM) do Governo Federal, aponta uma série de deficiências nas políticas públicas voltadas ao público feminino no Brasil. Entre outras informações, o anuário mostra que 58,8% das mulheres que compunham a população economicamente ativa (PEA) do Brasil em 2009 possuíam emprego, enquanto os homens na mesma situação chegavam a 81,5%. Um dos causadores dessa diferença, segundo o estudo, é a carência da infraestrutura dedicada à mulher – como, por exemplo, a falta de creches onde as mulheres trabalhadoras possam deixar seus filhos. Outros dados contidos no anuário provocam preocupação – como a revelação de que, de cada dez mulheres brasileiras, quatro já sofreram algum tipo de violência doméstica.

Picasa e Blogger vão mudar de nome

Dois dos nomes mais conhecidos da internet, o Picasa e o Blogger podem ser rebatizados muito em breve. O site Mashable, especializado em tecnologias digitais, garante que o Google planeja renomear os dois serviços, em um esforço para unificar seus produtos em torno de um nome comum – estratégia que teria como objetivo reforçar o Google+, empreitada da companhia no ramo das redes sociais. Caso a notícia se confirme, o Blogger, adquirido pelo Google em 2003, passará a adotar o nome Google Blogs, enquanto o Picasa, que pertence à companhia desde 2004, passaria a ser o Google Photos. Não é uma iniciativa inédita – em 2006, por exemplo, o Google adquiriu a plataforma JotSpot e rebatizou-a como Google Sites em 2008, enquanto o GrandCentral virou o Google Voice. Outros serviços de sucesso, como o YouTube, não devem sofrer alterações, ao menos em um primeiro momento.

José Cruz / Agência Senado
Foto: José Cruz / Agência Senado

Juros devem cair, diz Tombini

Evolução positiva. É assim que o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, descreveu a situação do Brasil, em balanço trimestral apresentado à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. De acordo com Tombini, o Brasil vive momento de queda da inflação, elevação da classificação de risco da dívida soberana, redução da pobreza, aumento da oferta de empregos e maior mobilidade social. Porém, teve que ter sangue frio para encarar questionamento de vários senadores integrantes da comissão, que criticaram o fato que, mesmo em meio a bons indicadores, o país apresente uma das mais altas taxas de juros do mundo. Entre outros, os senadores José Agripino (DEM-RN) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) levantaram dúvidas sobre a questão – respondidas por Tombini com a afirmação de que há “uma clara tendência” de queda nos juros.

ALL vai estudar ferrovia no porto de Porto Alegre

A empresa América Latina Logística (ALL) vai realizar um estudo para avaliar a viabilidade de retomar a ligação ferroviária junto ao porto de Porto Alegre. O assunto foi discutido em reunião entre representantes da ALL e o superintendente de Portos e Hidrovias do Estado, Vanderlan Vasconselos, na tarde desta terça. “O que temos aqui dentro é de grande valor e trazer de volta os trens para o porto retoma outros investimentos que o enriquecerão ainda mais”, disse Vanderlan. “O estudo é o começo de uma movimentação maior para uma possível retomada do movimento ferroviário junto ao porto de Porto Alegre”, afirmou o representante da ALL no Paraná, Guilherme Abreu Moure.

Voto de cabresto virtual?

Deputados estaduais do Paraná teriam registrado em fotografias seus votos para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. As imagens seriam enviadas diretamente ao governador Beto Richa (PSDB). A informação foi veiculada pelo blog do advogado Tarso Violin, que faz críticas ao governo de Richa.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora