Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
28 de dezembro de 2012
|
13:46

Putin promulga lei que proíbe norte-americanos de adotar crianças russas

Por
Sul 21
[email protected]
A nova lei também prevê a elaboração de uma “lista negra” de norte-americanos indesejáveis na Rússia | Foto: World Economic Forum

Da Redação

O presidente russo, Vladimir Putin, promulgou nesta sexta-feira (28) a lei que proíbe a adoção de crianças russa por cidadãos norte-americanos, anunciou o serviço de imprensa do Kremlin.

A proposta foi aprovada na última sexta-feira (21) pela câmara baixa da Assembleia Federal da Rússia com 420 votos e apenas 7 contrários e nesta quarta-feira (26) pela câmara alta do Parlamento por unanimidade.

A lei é uma resposta da Rússica à recente legislação norte-americana conhecida como Ato Magnitsky, que impõe restrições à emissão de vistos aos cidadãos russos suspeitos de estarem envolvidos em qualquer caso de violação dos direitos humanos.

Sargei Magnitsy foi um advogado russo que denunciou casos de corrupção e fraude de altos funcionários do país e morreu, em 2009, dentro da prisão. Seu caso ainda não foi explicado pelo Kremlin.

A nova lei também prevê a elaboração de uma “lista negra” de norte-americanos indesejáveis na Rússia, como suspeitos de terem violado os direitos humanos de cidadãos russos.

Com informações do Opera Mundi


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora