Da Redação
A Prefeitura de Porto Alegre encaminhou, dia 25 de fevereiro, a Instrução Normativa n. 02, aos gerentes distritais, coordenadores de Unidades de Saúde, profissionais de Saúde e Serviços Especializados e Serviços de Saúde Mental, determinando a suspensão dos atendimentos eletivos em função do agravamento do quadro de contágio da covid-19 no município.
Considerando o aumento na procura dos serviços de saúde na cidade, a Diretoria de Atenção Primária deu a seguinte orientação aos profissionais da área da Saúde:
“Para a garantia da segurança da população e dos profissionais dos serviços de saúde determinamos, neste momento de grande procura e consequente aumento do risco de contágio, a suspensão dos atendimentos eletivos, entendidos como todos os casos possíveis de postergação e que não tenham forte possibilidade de causar agravamento da enfermidade a curto prazo, tais como consulta de rotina, pacientes crônicos compensados e com prescrição de medicamentos válida, saúde da mulher (exceto investigação de condições clínicas como neoplasias, infecções sexulamente transmissíveis, sangramento uterino aumentado e outros casos agudos)”.
A instrução normativa também pede que a população seja orientada “a buscar os serviços de saúde somente em situações agudas ou que demandem cuidado ininterrupto como pré-natal, e acompanhamento de condições crônicas severas, pessoas com tuberculose e HIV/AIDS”.
Outras orientações determinadas pela instrução:
- Toda unidade deve ter um espaço destinado exclusivamente para os pacientes com sintomas respiratórios;
- Toda unidade deve manter materiais para atendimento de urgência, conforme orientação padronizada pela DAPS;
- Priorizar o atendimento de pacientes com sintomas respiratórios e dentre esses, priorizar o atendimento de idosos;
- Manter somente atendimento de demanda espontânea e interromper temporariamente agenda para consultas agendadas pelo aplicativo #EuFaçoPOA (agenda APS GERCON);
- Utilizar sempre que possível a teleconsulta e dispositivos virtuais de comunicação;
- Os pacientes notificados devem: I) realizar a coleta de PCR; II) observar sinais de alerta; e, III) manter isolamento domiciliar pelo período de 10 dias do início dos sintomas independente do resultado do exame.
- Todos os pacientes com resultado positivo, somente, devem retornar para reavaliação na Unidade de Saúde na presença dos sinais de alerta. Demais casos, deve-se orientar o contato com a Central de Monitoramento, no WhatsApp (51) 99388-0881, através de mensagem de texto, para que seja realizada a investigação de seus contatos.