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28 de fevereiro de 2021
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22:54

Prefeitura de Porto Alegre determina suspensão de atendimentos eletivos nas unidades de saúde

Por
Sul 21
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Prefeitura de Porto Alegre determina suspensão de atendimentos eletivos nas unidades de saúde
Prefeitura de Porto Alegre determina suspensão de atendimentos eletivos nas unidades de saúde
Na semana passada, profissionais da Saúde protestaram contra condições precárias de trabalho. (Foto: Lucas Leffa)

Da Redação

A Prefeitura de Porto Alegre encaminhou, dia 25 de fevereiro, a Instrução Normativa n. 02, aos gerentes distritais, coordenadores de Unidades de Saúde, profissionais de Saúde e Serviços Especializados e Serviços de Saúde Mental, determinando a suspensão dos atendimentos eletivos em função do agravamento do quadro de contágio da covid-19 no município.

Considerando o aumento na procura dos serviços de saúde na cidade, a Diretoria de Atenção Primária deu a seguinte orientação aos profissionais da área da Saúde:

“Para a garantia da segurança da população e dos profissionais dos serviços de saúde determinamos, neste momento de grande procura e consequente aumento do risco de contágio, a suspensão dos atendimentos eletivos, entendidos como todos os casos possíveis de postergação e que não tenham forte possibilidade de causar agravamento da enfermidade a curto prazo, tais como consulta de rotina, pacientes crônicos compensados e com prescrição de medicamentos válida, saúde da mulher (exceto investigação de condições clínicas como neoplasias, infecções sexulamente transmissíveis, sangramento uterino aumentado e outros casos agudos)”.

A instrução normativa também pede que a população seja orientada “a buscar os serviços de saúde somente em situações agudas ou que demandem cuidado ininterrupto como pré-natal, e acompanhamento de condições crônicas severas, pessoas com tuberculose e HIV/AIDS”.

Outras orientações determinadas pela instrução:

  • Toda unidade deve ter um espaço destinado exclusivamente para os pacientes com sintomas respiratórios;
  • Toda unidade deve manter materiais para atendimento de urgência, conforme orientação padronizada pela DAPS;
  • Priorizar o atendimento de pacientes com sintomas respiratórios e dentre esses, priorizar o atendimento de idosos;
  • Manter somente atendimento de demanda espontânea e interromper temporariamente agenda para consultas agendadas pelo aplicativo #EuFaçoPOA (agenda APS GERCON);
  • Utilizar sempre que possível a teleconsulta e dispositivos virtuais de comunicação;
  • Os pacientes notificados devem: I) realizar a coleta de PCR; II) observar sinais de alerta; e, III) manter isolamento domiciliar pelo período de 10 dias do início dos sintomas independente do resultado do exame.
  • Todos os pacientes com resultado positivo, somente, devem retornar para reavaliação na Unidade de Saúde na presença dos sinais de alerta. Demais casos, deve-se orientar o contato com a Central de Monitoramento, no WhatsApp (51) 99388-0881, através de mensagem de texto, para que seja realizada a investigação de seus contatos.

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