Opinião
|
17 de maio de 2022
|
11:39

Dia internacional da reciclagem (por Alex Cardoso)

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Alex Cardoso (*)

Hoje é o dia internacional da reciclagem, dia de agradecer às Catadoras e Catadores pelo trabalho que fazem. Um trabalho extremamente importante e vital para a natureza, mas tão marginalizado, perseguido e criminalizado pelo governo e sociedade.

As empresas com suas altas tecnologias, contratos milionários e forte apoio dos governos e instituições do estado burguês não conseguem superar as Catadoras e Catadores.

Precariedade, longas jornadas de trabalho, peso excessivo, baixos pagamentos e grande exploração são chagas desta honrada profissão que garante sobrevida ao planeta.

A indústria fica com 90% da riqueza produzida e apenas com 10% do trabalho, o qual tem alta tecnologia, é feito por máquinas, apenas 10% da riqueza vai para as Catadoras e Catadores, que realizam 90% do trabalho.

O plano Recicla+ do governo federal, investe 95% dos recursos nas empresas de coleta e de compradores de materiais recicláveis e apenas 5% nos catadores, uma estrutura que busca dizimar a categoria e exterminar com a cultura social da reciclagem.

(*) Movimento Nacional das Catadoras  e Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR (@alexcatador)

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora