Noticias|Últimas Notícias>Política
|
10 de novembro de 2010
|
18:44

Lara retorna ao Executivo gaúcho. Será secretário do Trabalho de Tarso

Por
Sul 21
[email protected]
Marco Quintana/Sul21
Foto:Marco Quintana/Sul21

Rachel Duarte

O último secretário anunciado oficialmente pelo governador eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), antes de sua viagem à Espanha, foi o presidente do PTB gaúcho, Luís Augusto Lara, para a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. O anúncio foi feito por Tarso, na manhã desta quarta-feira (10), em coletiva de imprensa no Centro de Treinamento da Procergs (local da transição de governo). “Me surpreendeu a divulgação do meu nome assim. Mas, nós já tínhamos conversado anteriormente e fico muito honrado com a indicação do governador”, disse o petebista.

Segundo Lara, a indicação é uma demonstração do caráter de Tarso, que cumpriu o que assegurou às bancadas estadual e federal do PTB, antes da eleição. “Agora, a composição do governo aumenta a responsabilidade do PTB. Mas, nós vamos fazer o que nos comprometemos: fechar com os assuntos do governo Tarso na Assembleia Legislativa”, garantiu o futuro secretário.

Publicitário e acadêmico de Direito, Luís Augusto Lara encerra, ao final deste ano, seu quinto mandato parlamentar, sendo o terceiro como deputado estadual. Natural de Bagé, foi vereador da cidade por dois mandatos e está na Assembléia Legislativa desde 1998. Lara já tem experiência no Executivo estadual: na gestão de Germano Rigotto (PMDB) e no primeiro ano do governo Yeda Crusius (PSDB), ele foi secretário estadual do Turismo, Esporte e Lazer.

Desde 2008 Lara preside o diretório estadual do PTB e, nas eleições deste ano, chegou a liderar um movimento no partido por uma candidatura própria do PTB ao governo gaúcho, com o seu nome na cabeça de chapa. Mas, as forças do partido optaram por não lançar candidatura própria. O partido se manteve neutro na disputa pelo Palácio Piratini.

Além do nome de Luis Augusto Lara, o ex-secretário de Saúde de Canoas Jurandir Maciel, adversário do atual prefeito canoense Jairo Jorge (PT), estava cotado para a pasta do Trabalho do governo Tarso. Segundo Lara, outro nome cotado era o de Ricardo Nogueira, ex-presidente da FGTAS e segundo suplente a deputado federal pelo PTB. “Nomes o partido tem. Fico muito honrado com a indicação do governador”, salientou.

O PTB está cotado para outras duas secretarias: Obras e Economia Solidária, Pequena e Microempresa. Para Obras, o partido pretende indicar o deputado estadual Aloísio Clasmann e para a de Microempresa, o deputado federal Luis Carlos Busato.

Marco Quintana/Sul21
Foto:Marco Quintana/Sul21

Lara viajará com Tarso

Como presidente do PTB e futuro secretário do Trabalho, Lara integra a comitiva que acompanhará o governador eleito Tarso Genro na viagem à Espanha, nesta quinta-feira (11). A intenção é buscar parcerias internacionais para investimentos em infraestrutura e geração de emprego e conhecer outras experiências de políticas públicas, nas entidades e universidades espanholas.

“Lá vamos ter uma ideia mais ampla do que o governador espera da sua base. Espero que também possa ser uma oportunidade de atrair parcerias para gerar empregos no RS. Vamos ver o que é que está sendo feito lá e ver o que pode ser explicado aqui”, disse Lara.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora