Coronavírus
|
24 de junho de 2021
|
13:19

Governo do Estado prevê toda população adulta do RS vacinada até 20 de setembro

Por
Sul 21
[email protected]
No fim de semana não haverá mudança na faixa etária apta a se vacinar. Foto: Cristine Rochol/PMPA
No fim de semana não haverá mudança na faixa etária apta a se vacinar. Foto: Cristine Rochol/PMPA

Toda a população gaúcha a partir de 18 anos deverá receber a primeira dose da vacina contra a covid-19 até o dia 20 de setembro. O calendário foi confirmado nesta quinta-feira (24) pelo governo do Estado. A previsão havia sido feita em junho pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). A Secretaria também estima que toda a população gaúcha adulta recebará a segunda dose do imunizante até dezembro deste ano.

“O Brasil, lamentavelmente, atrasou a vacinação por conta de decisões equivocadas por parte de quem deveria liderar racionalmente esse processo. Sabemos que apenas a vacina, com imunização da maior parcela da população, é que vai dar segurança para preservar vidas e permitir o retorno à normalidade, até para que a economia possa voltar a reagir mais fortemente”, disse o governador Eduardo Leite, em transmissão por rede social.

“Temos segurança de conseguir cumprir esse calendário se o Ministério da Saúde continuar encaminhando as doses previstas em torno de 2,2 milhões de doses mensais, o que vem sendo cumprido, porque o RS está organizado para isso”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

A secretária destacou que 410 dos 497 municípios gaúchos já têm registro de aplicação de doses em população com menos de 50 anos, ritmo que poderá oferecer mais rapidamente uma maior cobertura vacinal no Estado. Nesta quinta-feira (24), o RS recebe 434 mil doses, dentre as quais, 334 mil serão distribuídas para a primeira dose na sexta-feira (25).

“O RS já demonstrou para o Brasil que é o Estado que mais vacina com a segunda dose. Isso significa proteção da nossa população. Pedimos que a população se mobilize, porque a vacina é segura, é eficaz, e deve ser somada aos demais cuidados que todos nós temos de ter, como uso de máscara e distanciamento”, destacou Arita.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora