Geral
|
2 de maio de 2024
|
11:43

Comportas do Cais Mauá são fechadas devido ao risco de inundação do Guaíba

Águas do Guaíba no Cais Mauá devem continuar subindo nos próximos dias. Foto: Luiza Castro/Sul21
Águas do Guaíba no Cais Mauá devem continuar subindo nos próximos dias. Foto: Luiza Castro/Sul21

Em meio aos temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde o início da semana, a Prefeitura de Porto Alegre iniciou nesta quinta-feira (2) o fechamento das comportas de segurança do Cais Mauá. O processo começou pelos portões 3 e 4, localizados na altura do pórtico central.

A medida, definida nessa quarta-feira (1º) em conjunto com os órgãos de pronta-resposta no Centro Integrado de Coordenação de Serviços, tem como base as previsões de elevação do nível do Guaíba nos próximos dias.

A aferição mais recente foi de 2,77 metros às 9h15 no Cais Mauá, onde a cota de alerta é de 2,5 metros e a cota de inundação é de 3 metros. Na região das Ilhas, consideravelmente mais baixa, a cota de alerta é de 2 metros e a de inundação, 2,20 metros. Segundo a prefeitura, a área também será foco de ações nas próximas horas.

A Defesa Civil de Porto Alegre e a Procuradoria-Geral do Município (PGM) vão editar um decreto de situação de emergência de nível 2. O instrumento permite que o Executivo solicite e receba recursos, de forma facilitada, das esferas estadual e federal – além de autorizar o município a mobilizar todos os órgãos nas ações necessárias.

“É de suma importância que as pessoas compreendam que devem buscar um lugar seguro – seja a casa de familiares, ou as estruturas da prefeitura. Já as famílias que estão longe das áreas de risco devem priorizar ficar nas suas residências”, ressalta Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, coordenador da Defesa Civil de Porto Alegre.

MetSul Meteorologia classificou a possibilidade de cheia do Guaíba como iminente e de grandes proporções, “rivalizando com algumas das maiores da história nos últimos 80 anos”. A orientação é que a população das ilhas de Porto Alegre e do Delta do Jacuí iniciem imediatamente os preparativos para remoção de objetos pessoais e para preservar seu patrimônio.

“A tendência é que o nível siga subindo rápida e acentuadamente. As águas dos rios contribuintes (Jacuí, Taquari, Caí, Gravataí e Sinos) tardam até 48 horas para alcançar o Delta do Jacuí, na área de Porto Alegre, mas choveu demais na parte final dessa bacias e a água começa a chegar. Quase toda a vazão da chuva já ocorrida ainda não chegou e tem mais chuva extrema para cair nos rios contribuintes, assim o pior da cheia deve ocorrer no final desta semana e na semana que vem na área do Guaíba”, concluiu a MetSul.

Com informações da Agência Brasil


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora