Saúde
|
16 de abril de 2024
|
18:39

Temporal destelha e alaga Pronto Atendimento da Lomba do Pinheiro

Por
Sul 21
[email protected]
Temporal provocou o destelhamento da  Unidade de Pronto Atendimento (PA) da Lomba do Pinheiro |
Foto: Carolina Zeni/ Divulgação SMS/PMPA
Temporal provocou o destelhamento da Unidade de Pronto Atendimento (PA) da Lomba do Pinheiro | Foto: Carolina Zeni/ Divulgação SMS/PMPA

O temporal que atingiu Porto Alegre nesta terça-feira (16) derrubou o novo telhado e alagou a Unidade de Pronto Atendimento (PA) da Lomba do Pinheiro, localizado na parada 12. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até as 16h, choveram 23,2 milímetros da Estação do Jardim Botânico e 20, 4 milímetros na Estação Belém Novo.

Diante do cenário, que impossibilitou a continuidade da operação da unidade de saúde, pacientes tiveram que ser transferidos e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) suspendeu o atendimento. Ninguém ficou ferido com a queda da estrutura.

Segundo a Prefeitura, parte da estrutura onde acontecem as obras de reforma e ampliação do PA foi destelhada, o que acarretou em rompimento de um cano da caixa d’água, ocasionando dano à rede elétrica e alagamento parcial. O secretário de Saúde, Fernando Ritter, esteve no local acompanhando as ações para reestabelece.

A orientação é de que a população procure outros serviços de saúde, não havendo previsão de restabelecimento do atendimento para novos pacientes, mas a SMS diz esperar que isso ocorra o mais rápido possível.

Para João Ezequiel, diretor do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), a situação é um reflexo do problema ocasionado pela terceirização da saúde na Capital.

“A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), empresa terceirizada responsável pela gestão do PA da Lomba do Pinheiro, foi proibida de atuar em Santa Catarina e responde por casos de corrupção em São Paulo. O Simpa e entidades ligadas à saúde vêm denunciando o grande prejuízo que a terceirização do governo Melo vem causando à população e aos/as trabalhadores(as). Este é mais um triste exemplo deste modelo de desmonte da saúde pública em Porto Alegre”, diz.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora