Eleições 2022
|
21 de outubro de 2022
|
14:45

MPF vai investigar fala de Bibo Nunes sobre estudantes ‘merecerem ser queimados vivos’

Por
Luís Gomes
[email protected]
O presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira, se reuniu com representantes do MPF nesta sexta-feira (21) | Foto: Christiano Ercolani / Divulgação
O presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira, se reuniu com representantes do MPF nesta sexta-feira (21) | Foto: Christiano Ercolani / Divulgação

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (21), em Santa Maria, procuradores do Ministério Público Federal (MPF) comunicaram ao presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT-RS), que irão investigar as declarações feitas pelo deputado federal Bibo Nunes contra estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em uma transmissão realizada pelas redes sociais, Nunes atacou estudantes das duas instituições gaúchas por realizarem protestos contra cortes de verbas federais para a educação e chegou a dizer que esses universitários “mereciam ser queimados vivos”, em uma alusão ao filme Tropa de Elite.

Valdeci compareceu à sede do MPF em Santa Maria para reforçar o pedido de providências em relação às declarações e defendeu a responsabilização do deputado federal. “Não podemos aceitar como normal uma fala tão agressiva e, ao meu ver, criminosa, pois ela gera uma incitação à violência e ao ódio. Nossa cidade segue machucada pelo terrível episódio do incêndio da Boate Kiss, e esse cidadão vai a público insinuar que outros jovens daqui merecem ser queimados vivos. O que é isso? Aonde fomos parar? Tem que haver uma cobrança e uma responsabilização sobre uma fala tão covarde e irresponsável”, disse.

Pelo MPF, participaram do encontro a procuradora da República Bruna Pfaffenzeller e o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Enrico de Freitas, que participou de forma remota, de Porto Alegre. “Fiquei mais tranquilo ao saber que o MPF está abrindo uma investigação a respeito. Que o autor dessas frases tão graves responda judicialmente pelo que disse”, disse Valdeci.

Parlamentares do PSOL no RS também acionaram o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) pedindo que o órgão ingresse com uma ação civil pública contra Bibo Nunes e requisitando “pagamento de dano moral coletivo infligido contra o conjunto de estudantes da UFSM; contra a população do município de Santa Maria que, por meio de sua fala, foi obrigada a revisitar as dores da tragédia de 2013; contra a Universidade Federal de Santa Maria; contra todas as famílias atingidas direta ou indiretamente pela tragédia da Boate Kiss (a quem a fala do representado acabou por fazer referência, ainda que indireta), e a todo o estado do Rio Grande do Sul, que ainda hoje lamenta as mortes da tragédia de 2013”.

Uma das autoras do pedido, a deputada estadual Luciana Genro, solicitou que Bibo seja obrigado a pedir desculpas, nominalmente, a todas as coletividades ofendidas por seu pronunciamento. Para ela, as falas revelam que o deputado federal “é um fascista desesperado porque foi um fracasso nas eleições”.

“O discurso de ódio e a propagação da violência extrema não serão tolerados”, complementou a deputada federal Fernanda Melchionna.

A live de Bibo Nunes ocorreu após alunos das universidades participarem de manifestação contra os cortes nas universidades, o que ele interpretou como apoio ao candidato Lula (PT). “Vocês são uma vergonha, a escória do mundo”, vociferou. “Vocês são parasitas que querem esconder a incompetência de vocês através do ‘L’ de Lula ladrão.”

Descontrolado, Bibo Nunes cita trecho do filme Tropa de Elite em que jovens são queimados vivos dentro de pneus por um grupo de traficantes. É quando o parlamentar bolsonarista deseja o mesmo fim para os alunos da UFSM e da UFPel. “Queimaram vivos dentro de pneus e é isso que esses estudantes alienados, filhos de papai que tem grana, merecem!”, esbraveja.

Alunos da UFSM estiveram entre a maior quantidade de vítimas no incêndio da boate Kiss, em 2013. Mais de 200 jovens morreram na tragédia.

Nesta sexta-feira, Bino Nunes fez um novo vídeo em que disse que não tinha a intenção de defender que os estudantes fossem queimados vivo e que “só se fosse louco para dizer uma coisa assim”. O deputado até chegou a pedir desculpas, se “houve alguma margem” para interpretação, mas diz ter sido vítima de ataques de adversários. “Tá bem, às vezes a gente fala muito empolgado, uma força de expressão, mas o que fizeram foi muita maldade”, afirmou no vídeo desta sexta.

Também nesta sexta, a Reitoria da UFSM divulgou uma nota oficial em que defende os estudantes e repudia “qualquer discurso de ódio” contra a comunidade acadêmica ou qualquer outra pessoa.

“Nossos estudantes são nosso maior patrimônio e é através deles e do conhecimento gerado nas universidades que transformamos a sociedade. Toda vez que um estudante ou um servidor público da área da educação for atacado e/ou desqualificado, nos ergueremos em defesa da nossa comunidade e da nossa instituição, que é de Estado e não de um governo. É inegável que estamos fragilizados não só pelos seguidos cortes orçamentários que sofremos ano após ano. Precisamos relembrar que, infelizmente, não é somente neste período eleitoral que estamos sendo atacados. São diferentes tentativas de desqualificar a UFSM em razão de defendermos a educação pública de qualidade e, principalmente, por prezar pela livre expressão e pelo respeito à democracia”, diz a nota.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora