Política
|
15 de abril de 2024
|
18:07

Giovani Culau preside sessão da Câmara de Porto Alegre sobre os 60 anos do golpe militar

Por
Sul 21
[email protected]
Sessão presidida por Culau aconteceu nesta segunda-feira (15). Foto: Júlia Urias /CMPA
Sessão presidida por Culau aconteceu nesta segunda-feira (15). Foto: Júlia Urias /CMPA

Na Câmara Municipal de Porto Alegre, o vereador Giovani Culau (PCdoB) assumiu a presidência da sessão com tribuna popular de denúncia aos 60 anos do golpe militar no Brasil. A partir do evento nesta segunda-feira (15), o parlamentar tornou-se o primeiro vereador assumidamente gay a presidir uma sessão no espaço legislativo da Capital.

A Tribuna Popular em Denúncia aos 60 anos do golpe no Brasil foi proposta pela Associação de Ex-presos e Perseguidos Políticos do Rio Grande do Sul. “Foi a contribuição de homens e mulheres que enfrentaram a ditadura, como os que recebemos aqui hoje, que permitiu que um momento tão simbólico como esse fosse possível. Defender a democracia é defender o direito da população historicamente oprimida, como LGBTs, a juventude periférica, mulheres e negros e negras, estarem ocupando os espaços de decisão pela primeira vez”, disse Culau.

A Associação de Ex-Presos e Perseguidos Políticos do RS foi criada em 1998. É uma entidade que luta pelos direitos dos anistiados e atua na preservação da memória do que ocorreu durante a ditadura militar no Brasil, como forma de contribuir para que episódios de violação a direitos humanos não se repitam.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora