Política
|
3 de fevereiro de 2023
|
10:49

Deputado propõe criação de frente em defesa da indústria naval na Câmara

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Guilherme Santos/Sul21
Foto: Guilherme Santos/Sul21

Após assumir como deputado federal na quarta-feira (1º), Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) propôs a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval Brasileira. O objetivo da frente, segundo Lindenmeyer é propor e apoiar iniciativas públicas e privadas que contribuam para o desenvolvimento e expansão do setor, fortalecendo o conteúdo local, a produção de ciência e tecnologia e demais ações que recoloquem o país nos trilhos das grandes nações que controlam a logística do seu comércio nacional e internacional.

Ex-prefeito de Rio Grande, o deputado destaca que a indústria naval teve grande importância para a economia local. Ele considera urgente a ampliação de investimentos no setor. “Acredito que o fortalecimento da indústria naval brasileira deve estar no centro de uma política de reindustrialização do país, fundamental para o reposicionamento da nação na nova ordem econômica mundial”, afirma.

O parlamentar pontua que os investimentos nas indústrias naval, de offshore e de navipeças a partir dos anos 2000, trouxeram impactos importantes sobre a economia brasileira, como a forte geração de emprego e renda; desenvolvimento de uma rede de fornecedores nacionais de insumos, peças e componentes; oportunidades para a expansão de processo de inovação e de novas tecnologias em produtos e processos; e desenvolvimento e expansão do segmento de produção de plataformas de exploração e produção de petróleo e de gás Offshore.

Segundo o deputado, entre 2000 e 2014, o número de vagas de emprego no setor nava cresceram de 1,9 mil para 80 mil. “A criação da frente parlamentar reforça o nosso compromisso de trabalhar pelo fortalecimento da indústria naval, em especial para retomar o vigor do polo naval na região Sul do Rio Grande do Sul”, diz.

Para ser oficialmente instalada, uma frente parlamentar precisa da assinatura de um terço dos membros da Câmara Federal.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora