Política
|
11 de fevereiro de 2022
|
19:19

PV anuncia apoio à pré-candidatura de Edegar Pretto ao governo do RS

Por
Sul 21
[email protected]
Evento no Hotel Embaixador marcou o anúncio do apoio do PV à candidatura de Edegar Pretto | Foto: Brayan Martins
Evento no Hotel Embaixador marcou o anúncio do apoio do PV à candidatura de Edegar Pretto | Foto: Brayan Martins

O Partido Verde anunciou nesta sexta-feira (11), em ato realizado em hotel de Porto Alegre, que apoia a pré-candidatura do deputado estadual Edegar Pretto (PT) ao governo do Rio Grande do Sul. É a primeira sigla a oficializar apoio ao petista.

Presidente do PV no RS, Márcio Souza disse que a antecipação do apoio ocorre pelo fato de que o momento que o País vive exigiria a união de forças e da participação popular. Souza afirmou que Pretto representa o projeto de sociedade que o PV defende e recoloca a pauta social como prioridade do debate estadual.

“Entre todas possibilidades que se apresentam, precisamos trazer para nosso Estado um projeto de esperança. É preciso retomarmos o iluminismo diante das trevas. E para isso, não há ninguém que represente melhor essa síntese do que Edegar Pretto”, disse.

Escolhido como pré-candidato do PT ao governo estadual em setembro passado, Pretto destacou que vem conversando com representantes de diversos setores e líderes de partidos para formar uma frente ampla que fortaleça o campo progressista para chegar ao segundo turno e vencer as eleições.

Pretto afirmou que o apoio do PV é um gesto com significado especial, principalmente pelos desafios que os partidos do campo democrático têm pela frente.

“O meu nome foi apresentado pelos ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro, pelo senador Paulo Paim, pela unanimidade das bancadas estadual e federal do nosso partido. E toda a nossa militância teve a oportunidade de dar a sua palavra, porque nós exercitamos a democracia internamente à exaustão. Isso nos deu ainda mais reconhecimento para buscarmos apoios e alianças com outros partidos, que têm filosofia semelhante a nossa, como é o caso do PV”, disse.

Já o presidente nacional do PV, José Luiz Penna, afirmou que o Brasil precisa de um projeto que faça a população esquecer os piores momentos que a atual política representa. “Não basta ganhar as eleições. É preciso devolver para as catacumbas da história tudo que representa o governo Bolsonaro. Estaremos juntos neste projeto de federação, que é uma grande possibilidade de luta pela democracia”, disse.

Presente no evento, o ex-governador Olívio Dutra (PT) defendeu que a união dos partidos deve se estender para além da eleição. “É importante que esse apoio perdure para a execução do trabalho. Precisamos eleger Lula, e que ele tenha condição de governar. O companheiro Edegar Pretto tem compromisso com um projeto que representa milhares de homens e mulheres que sonham com a reconstrução do nosso estado e país”, disse.

Esta é a terceira vez que a o PV declara apoio a um pré-candidato do PT já no primeiro turno para a eleição majoritária no RS.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora