Geral
|
21 de junho de 2024
|
16:24

Prefeitura concede atracadouro da Orla à empresa que controla o Parque Harmonia

Por
Luciano Velleda
[email protected]
Nova bilheteria do atracadouro turístico Nico Fagundes foi inaugurada em julho de 2019. Foto: Jefferson Bernardes/PMPA
Nova bilheteria do atracadouro turístico Nico Fagundes foi inaugurada em julho de 2019. Foto: Jefferson Bernardes/PMPA

O Atracadouro Nico Fagundes, será operado pela Gam3 Parks a partir do dia 30 de julho. A empresa, que já detém a concessão do Parque Harmonia e do trecho 1 da Orla do Guaíba, fará agora a exploração comercial do local pelos próximos 33 anos. A concessão do atracadouro, localizado em frente à Usina do Gasômetro, foi formalizada por meio de um aditivo no contrato de concessão do parque e da orla, publicado no Diário Oficial da última terça-feira (18). O aditivo expande a área concedida e inclui a gestão da bilheteria.

Leia também:
‘Meu projeto não faria isso’: Arquiteta contratada pela Gam3 critica alteração em obra no Harmonia
Com cenário de devastação no Parque Harmonia, secretário pede voto de confiança da população 
Obras no Parque Harmonia podem colocar em risco dezenas de espécies de aves

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a decisão da Prefeitura em escolher a empresa se deu pela “proximidade física da GAM3 Parks ao local e familiaridade com o investimento e o público interessado em turismo na região”.

Ainda de acordo com a Smamus, até março deste ano, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) era a responsável pela edificação de vidro que vende ingressos para passeios das quatro embarcações que costumam utilizar o trapiche: Noiva do Caí; BarCo; Porto Alegre 10; e Cisne Branco.

“Depois disso, o espaço foi amplamente utilizado como ponto de embarque e desembarque de socorristas e centenas de pessoas e animais resgatados durante as enchentes no conturbado mês de maio, fato que demanda vistoria e manutenção da estrutura física antes que novos passeios turísticos possam voltar a utilizar o cartão postal da cidade como ponto de partida e chegada. Tais serviços devem ser feitos pela nova concessionária do atracadouro”, explica nota conjunta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) e da GAM3 Parks.

A reportagem apurou que a iniciativa de conceder o atracadouro partiu da própria Prefeitura de Porto Alegre.

O governo municipal diz que os preços dos ingressos de cada passeio não devem sofrer alteração e que a Smamus, como fiscal do contrato de concessão da Orla e do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia) à Gam3Parks, “seguirá atenta aos parâmetros de uso e acessibilidade do espaço, cada vez mais vital e importante para o turismo e convivência da comunidade local”.


Leia também