Geral
|
19 de agosto de 2023
|
08:52

Themis inicia 7º curso de Jovens Multiplicadoras de Cidadania com aula inaugural na ALRS

Por
Duda Romagna
[email protected]
Aula inaugural do 7º curso de Jovens Multiplicadoras ​​de Cidadania (JMCs) da Themis. Foto: Luiza Castro/Sul21
Aula inaugural do 7º curso de Jovens Multiplicadoras ​​de Cidadania (JMCs) da Themis. Foto: Luiza Castro/Sul21

A Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, ONG formada por advogadas e cientistas sociais feministas, realizou, nesta sexta-feira (18), a aula inaugural do 7º curso de Jovens Multiplicadoras ​​de Cidadania (JMCs). O evento aconteceu na sala Adão Pretto, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) e contou com a presença da deputada estadual Bruna Rodrigues (PCdoB), que participou da formação de JMCs aos 20 anos.

“Eu fiz o curso da Themis e eu fui entendendo que tudo aquilo que eu passava não era coincidência, era um projeto um projeto político. Vocês acham que a gurizada nasce bandida? O que vocês acham que faz a gente perder nossa juventude? Oportunidade. Esse lugar é estratégico e a Themis é estratégica porque a gente vai entendendo quais são os nossos direitos e quando a gente vai entendendo a gente vai se indignando. Quando eu estava no lugar de vocês, eu fui recebendo aquela série de informações, eu fui me indignando. Porque nós íamos relacionando, ‘isso aqui é responsabilidade do Município, isso aqui é responsabilidade do Estado, isso aqui deveria ser responsabilidade do Ministério Público, isso aqui é do Judiciário. Nós precisamos ser a geração que vai tentar fazer do país um lugar mais justo, mais igual. Eu não surgi do nada, eu surgi porque muitas gurias e mulheres como vocês, junto comigo, se indignaram”, relatou a parlamentar.

 

Bruna Rodrigues foi uma jovem multiplicadora de cidadania. Foto: Luiza Castro/Sul21

Nos próximos meses, 25 jovens selecionadas pela Themis, moradoras das periferias de Porto Alegre entre 15 e 24 anos, participarão da formação jurídico-feminista. O programa de formação de JMCs iniciou em 2003, em um contexto político de disputa entre setores progressistas e conservadores da sociedade, e se constituiu com o objetivo de fortalecer o protagonismo de mulheres jovens de classes populares para que conheçam, acessem e reflitam sobre a justiça e os seus direitos e multipliquem uma cultura ampla de cidadania e direitos humanos.

As JMCs recebem formação em áreas como cidadania, comunicação, relações sociais e organização do Estado e da Justiça, com ênfase nos direitos humanos e direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. Após a conclusão do curso, passam a multiplicar o conhecimento adquirido em suas redes de atividades e relações (comunidade, escola, redes sociais).

 

Evento foi realizado na AL na tarde de sexta (18). Foto: Luiza Castro/Sul21

Nesta edição, o curso será realizado em formato híbrido, com aulas presenciais e virtuais, com certificado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para as que concluírem a formação. As alunas que necessitarem terão garantida a conectividade em seus celulares pessoais (recarga) para as aulas virtuais e transporte para as presenciais. O projeto conta com a parceria da UFRGS por meio da Faculdade de Educação (Faced) e do Centro Interdisciplinar de Educação Social e Socioeducação (Ciess), com apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

A Themis é uma organização que atua há 29 anos para ampliar o acesso das mulheres à justiça e aos direitos humanos. Entre as ações desenvolvidas está o projeto de formação de Promotoras Legais Populares (PLPs), que teve início na capital gaúcha e consolidou-se como uma política pública não-governamental, presente em 11 estados brasileiros.

 

A iniciativa é promovida pela Ong Themis. Foto: Luiza Castro/Sul21

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora