Geral
|
13 de julho de 2023
|
11:11

Deputada e comunidades quilombolas iniciam conversa para criar Rota do Afroturismo no RS

Territórios negros estão localizados em um espaço que se inicia no Quilombo de Morro Alto. (Divulgação)
Territórios negros estão localizados em um espaço que se inicia no Quilombo de Morro Alto. (Divulgação)

A deputada estadual Laura Sito (PT) e lideranças quilombolas do litoral médio gaúcho iniciaram uma conversa para criar a 1° Rota do Afroturismo Sustentável, voltada exclusivamente para a valorização dos territórios e da cultura negra no Rio Grande do Sul. Segundo os autores da iniciativa, os territórios negros da península gaúcha além de possuírem uma riqueza cultural manifestada pelas festas típicas e pela culinária, estão localizados em um espaço privilegiado que se inicia no Quilombo de Morro Alto. Na localidade, do alto do morro, é possível contemplar boa parte do litoral norte e parte do litoral médio. Seguindo pelos demais quilombos que são banhados por lagoas e próximos ao Oceano Atlântico, fazem parte da paisagem as dunas e sambaquis, a Lagoa do Peixe e o Farol da Solidão, além de outros atrativos.

A primeira reunião de articulação foi realizada no dia 4 de julho com a presença das lideranças quilombolas que compõem o Fórum das Comunidades Quilombolas do Litoral Médio e de várias autoridades municipais, como o prefeito de Capivari do Sul, secretários e secretárias municipais de turismo e meio ambiente, dos escritórios locais da EMATER, do ICMBIO, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, representado pelo Secretário de Territórios e Sistemas Produtivos Quilombolas e Tradicionais, Edmilton Cerqueira, o Superintendente Milton Bernardes e Gleiciane Silva, que atua junto ao Secretário Edmilton no MDA. No encontro, foi apresentada a nova rota turística que, junto ao Fórum das Comunidades Quilombolas, será transformada em projeto de lei a ser encaminhado para votação na Assembleia Legislativa.

Segundo Laura Sito, a criação da nova rota turística já foi apresentada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul, à Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e à Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A expectativa é que, no futuro, a rota seja incluída na iniciativa Quilombo das Américas, uma articulação em rede de todas as comunidades negras da América Latina que vem sendo trabalhada pela FAO e o Governo Federal.

O turismo é um dos vetores de desenvolvimento do estado, no entanto, todas as rotas turísticas do Rio Grande do Sul estão voltadas para os territórios de origem europeia, assinala a deputada. “A criação da 1ª Rota do Afroturismo Gaúcho é mais uma forma de reparação histórica da exclusão a que as comunidades negras foram submetidas, além de ser uma fonte de renda complementar para as comunidades quilombolas rurais.”

Ainda de acordo com a parlamentar, “para o projeto obter o sucesso almejado são necessários esforços conjuntos e uma ação de apoio do estado nos três níveis, federal, estadual e municipal.” “Estamos buscando criar as condições objetivas para que este novo roteiro turístico seja um sucesso, com intercâmbio com outras comunidades quilombolas do país que já possuem rotas turísticas estabelecidas, formação e capacitação, além de linhas de crédito facilitadas para que as comunidades possam melhorar sua infraestrutura para receber os turistas.”


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora