Geral
|
14 de julho de 2023
|
19:46

Defesa Civil confirma dois mortos e 29 feridos por ciclone no RS

Por
Sul 21
[email protected]

No bairro Progresso, em Campo Novo, cerca de 80 moradias foram atingidas total ou parcialmente.
Foto: Joel Vargas/Ascom GVG
No bairro Progresso, em Campo Novo, cerca de 80 moradias foram atingidas total ou parcialmente. Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

O ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande Sul nos últimos dias provocou dois óbitos, um em Rio Grande, no Litoral Sul, e outro em Lajeado, no Vale do Taquari, segundo confirmou nesta sexta-feira (14) a Defesa Civil estadual. Além disso, foram contabilizados 29 feridos, 425 desabrigados e 433 desalojados. O município de Sobradinho, na região Centro-Serra, decretou situação de emergência. Outros 63 municípios gaúchos reportaram prejuízos em razão das chuvas,  ventos intensos e granizo.

Estima-se em 18.048 o número de pessoas afetadas pelo evento em todo o Estado. Desde segunda-feira (10), a Defesa Civil emitiu 19 alertas para avisar a população sobre as condições do tempo e riscos de transtornos no Rio Grande do Sul. O último alerta saiu no início da tarde desta sexta-feira (14), apontando a probabilidade de inundação entre os municípios de Garruchos e Uruguaiana, na região do Médio e Baixo Uruguai, devido à elevação do nível do rio. A advertência é válida até as 10h deste sábado (15).

Todos os alertas da Defesa Civil Estadual são enviados por SMS diretamente para o celular das pessoas que se cadastraram no serviço 40199, disponibilizado gratuitamente pelo governo gaúcho. As mensagens são enviadas conforme a região dos usuários cadastrados e informam sobre temporais, deslizamentos e inundações, entre outras situações.

Para receber os alertas no celular, basta o cidadão enviar um SMS para 40199 e digitar o CEP de seu endereço. A Defesa Civil recomenda que todos façam o cadastro, porque esse canal de comunicação é considerado um importante aliado na prevenção e mitigação dos efeitos de desastres naturais.

Atualmente, 735.078 pessoas estão cadastradas para receber os alertas no Estado. Esse número representa apenas 6,46% da população, conforme informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável pelo sistema Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), utilizado para os envios no Estado. Os avisos são publicados também no site da Defesa Civil e em suas redes sociais.

Nesta sexta-feira (14/7), o governador em exercício, Gabriel Souza, sobrevoou os municípios de Campo Novo, Sede Nova e Humaitá, no Noroeste do Estado, para verificar os estragos causados e prestar apoio às famílias afetadas.

Em menos de um mês, esse é o terceiro ciclone extratropical a atingir o Rio Grande do Sul. No meio de junho, ocorreu o episódio que causou mais perdas humanas e danos materiais.

Na quarta-feira (12/7), Gabriel sancionou a Lei 15.977, que institui apoio financeiro para situações de calamidade ou emergência provocadas por eventos climáticos. O projeto de lei foi encaminhado pelo Executivo estadual e aprovado, por unanimidade, pela Assembleia Legislativa.

Para as pessoas atingidas pelo ciclone de junho, o valor será de R$ 2,5 mil por família. O decreto de regulamentação da lei está em preparação. No total, 1.864 famílias de baixa renda, em 24 municípios, irão receber o repasse, resultando na transferência de R$ 4,66 milhões. A medida é uma ação de Estado, visto que poderá ser acionada em ocorrências futuras, inclusive em outras gestões.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora