Geral
|
17 de junho de 2023
|
13:37

Leite e ministros sobrevoam cidades atingidas por chuvas e prometem união de esforços para reconstrução

Por
Sul 21
[email protected]
Comitiva sobrevoou cidades e constatou cenário de devastação em Caraá | Foto: Divulgação/Governo do Estado
Comitiva sobrevoou cidades e constatou cenário de devastação em Caraá | Foto: Divulgação/Governo do Estado

Acompanhado de ministros do governo federal, o governador Eduardo Leite (PSDB) visitou na manhã deste sábado o município de Caraá e sobrevoou as principais cidades atingidas pelas chuvas provocadas pela passagem de um ciclo extratropical pelo Rio Grande do Sul. Leite e o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacaram que o objetivo atual é somar esforços para apoiar as famílias e municípios atingidos pelas chuvas.

Leia mais:
Sobe para 8 número de mortes pela passagem de ciclone extratropical pelo RS
Com 23 bairros sem água, Porto Alegre prioriza reabastecimento e reabertura de escolas e unidades de saúde

A Defesa Civil atualizou no início da tarde para oito o número de mortes pelas chuvas, com a notificação do falecimento de um idoso de 73 anos em Bom Princípio, cujo carro caiu no Rio Caí, e de outras duas pessoas em Caraá e São Sebastião do Caí. Anteriormente, já haviam sido confirmados óbitos nos municípios de São Leopoldo (dois), Maquiné, Novo Hamburgo e Gravataí.

Além de Goés, Leite foi acompanhado do ministro chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, do secretário nacional da Defesa Civil, Wolney Wolff, e do secretário nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social, André Quintão Silva.

Durante a visita a Caraá, Leite destacou que este foi um dos municípios mais afetados pelas chuvas. “O prefeito estava dizendo aqui que, pelo menos, 50 casas foram totalmente destruídas e tantas outras famílias afetadas ainda estão sendo levantadas em comunidades isoladas”.

Leite disse que, além da visita dos ministros, recebeu na sexta-feira (16) uma ligação do presidente Lula, colocando a equipe do governo federal à disposição. “Nós vamos fazer uma grande união de esforços para reconstrução. O mais rápido possível colocar a cidade em condições, reestabelcer a ordem, dar assistência par as famílias, especialmente as que ficaram em situação mais vulnerabilizada”, disse.

O governador confirmou que duas pontes de acesso à cidade caíram e destacou que uma equipe do DAER, com apoio do Exército, está trabalhando para dar condições de passagem. Além disso, informou que o governo irá trabalhar rapidamente para elaborar um plano de reconstrução das pontes e poder garantir recursos do Ministério das Cidades. “Primeiro, a gente busca estabelecer a condição de passagem de forma emergencial, em seguida a reconstrução desses pontes”, disse.

Ele disse ainda que o Estado e o governo federal irão colocar recursos para garantir a recuperação de Caraá e dos demais municípios afetados. Contudo, pontuou que ainda é necessário realizar estudos para entender qual será o volume de recursos necessários para auxiliar os municípios.

 

Comitivas do Estado e do governo federal visitaram Caraá na manhã deste sábado | Foto: Divulgação/Governo do Estado

Em vídeo publicado por Pimenta durante a visita, o ministro Waldez Goés afirmou que Lula determinou apoio integral aos municípios e às famílias atingidas. “Unir esforços para assistir e assistir bem, essa é a recomendação do presidente do Lula”.

Os representantes do governo federal também informaram que o Ministério do Desenvolvimento Social já está disponibilizando recursos financeiros para auxiliar as famílias atingidas. “O compromisso do ppresidente Lula é esse, o governo presente, onde o povo precisa, em qualquer lugar do Brasil”, disse Paulo Pimenta.

No início da tarde, governador e ministros concederam entrevista coletiva em São Leopoldo, cidade atingida por mais de 246 mm de chuvas entre quinta e sexta-feira, o que causou destruição, alagamento, dois óbitos e milhares de famílias desabrigadas.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora