Geral
|
17 de junho de 2023
|
14:07

Com 23 bairros sem água, Porto Alegre prioriza reabastecimento e reabertura de escolas e unidades de saúde

Por
Sul 21
[email protected]
Na Capital, ciclone derrubou muitas árvores. Foto: Rodger Timm/ PMPA
Na Capital, ciclone derrubou muitas árvores. Foto: Rodger Timm/ PMPA

Em reunião no Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic) no início da manhã deste sábado (17), o prefeito Sebastião Melo determinou que secretarias e departamentos municipais foquem esforços para normalização da cidade após a passagem do ciclone extratropical entre quinta e sexta-feira.

Leia mais:
Sobe para 8 número de mortes pela passagem de ciclone extratropical pelo RS
Leite e ministros sobrevoam cidades atingidas por chuvas e prometem união de esforços para reconstrução

A primeira frente de ação, segundo a Prefeitura, será a retomada do abastecimento de água, que depende do fornecimento de energia elétrica por parte da CEEE Equatorial. Nesta manhã, 15 estações de bombeamento ainda estavam sem energia, prejudicando 23 bairros de Porto Alegre.

Melo cobrou do representante da CEEE Equatorial na reunião agilidade para a retomada da energia nas estações. “Os serviços essenciais precisam voltar a funcionar 100% urgentemente. Nenhuma família pode deixar de ser atendida por escolas, da rede própria ou de parceirizadas. O mesmo vale para unidades de saúde”, disse o prefeito Sebastião Melo.

Além disso, destacou que escolas e postos de saúde também devem ser priorizadas pela Prefeitura na recuperação pós-ciclone. Em razão das fortes chuvas, 42 postos de saúde que estavam sem energia elétrica permaneceram fechados na sexta. Entre as escolas que fecharam as portas, cinco delas tiveram danos e acabaram destelhadas.

De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), 15 estações de tratamento e bombeamento de água tratada permaneciam impactadas devido à falta de energia na manhã deste sábado. Com isso, 23 bairros permaneciam registrando falta de abastecimento de água: Belém Velho, Bom Jesus, Cefer II, Chácara das Pedras, Chapéu do Sol, Coronel Aparício Borges, Ipanema, Jardim Isabel, Jardim Itú, Jardim Planalto, Jardim Sabará, Jardim São Jorge, Lageado, Partenon, Parque Santa Fé, Passo das Pedras, Rubem Berta, São José, Sarandi, Três Figueiras, Vila Ipiranga, Vila Jardim, Vila Nova.

Duas Estações de Bombeamento de Águas Pluviais apresentam problema de funcionamento ou falta de energia, podendo causar alagamentos ou acúmulo de água nas regiões da avenida Assis Brasil, Hipódromo e Vila Hípica.

 

Coordenação da Defesa Civil, na rua Doutor Barcellos, 1691, bairro Camaquã, é o principal ponto de coleta para doação | Foto: Eder Duarte/PMPA

Além do foco no reabastecimento e reabertura dos serviços, a Prefeitura informou neste sábado que a Coordenação da Defesa Civil segue recebendo doações para as famílias atingidas pelas chuvas no Centro de Triagem da Campanha do Agasalho, na rua Doutor Barcellos, 1691, bairro Camaquã. O local é o principal ponto de coleta para doação de alimentos, cobertores e produtos de higiene. Os produtos podem ser entregues até as 18h deste sábado.

O ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), preparado para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade social durante a Operação Inverno, segue aberto neste sábado, a partir das 19h. “Desde o início da triagem, no final do mês de maio, já começávamos a separar materiais para esta força-tarefa. Seguimos arrecadando nos pontos de coleta e reforçando a qualidade da doação”, disse a primeira-dama Valéria Leopoldino.

Ainda neste final de semana, doações podem ser encaminhadas em quatro supermercados da rede Zaffari, nos endereços: avenida Otto Niemeyer, 601 – Tristeza; avenida Juca Batista, 4255 – Hípica; avenida Sertório, 8000 – Sarandi; e Rua Cel. Fernando Machado, 860 – Centro Histórico.

De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, as doações podem ser feitas no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico) e no Centro Administrativo Municipal (rua Gen. João Manoel, 157 – Centro Histórico).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora